Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Bárbara de Figueiredo-
dc.date.accessioned2021-12-28T14:08:59Z-
dc.date.available2021-12-10-
dc.date.available2021-12-28T14:08:59Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21734-
dc.description.abstractWith the technological evolution of the means of digital interaction, there is a growing search for the insertion of companies in this virtual environment. The pandemic state experienced by the world in recent years, accelerated this process of introduction of business in digital media. The search for this business model brought with it several changes in the business environment. However, electronic commerce, like conventional commerce, has legal obligations. Therefore, through a case study carried out in a supermarket company in the city of João Pessoa, the general objective of this research was to describe how Accounting treats electronic commerce data in a mixed company, which has physical and virtual format. To collect data, an interview was carried out with the company administrator and an open questionnaire with the accountant responsible for the company's accounting. Through the collected data, it was observed that, in the company under study, there was no adequacy of accounting performed for e-commerce sales in relation to physical commerce. The company object of research has a website for online sales, for placing orders, but the accounting of these two formats is carried out together, without distinction. Therefore, there are no differences in accounting for e-commerce and conventional commerce. The research also addresses current legislation related to e-commerce.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-12-28T14:08:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BFP28122021.pdf: 485807 bytes, checksum: 353ca0fe84a3ad8f0c6d54d1bc2ea385 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-28T14:08:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BFP28122021.pdf: 485807 bytes, checksum: 353ca0fe84a3ad8f0c6d54d1bc2ea385 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjecte-commercept_BR
dc.subjectComércio convencionalpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectComércio eletrônico - legislaçãopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleUm estudo sobre a contabilização do comércio eletrônico: o caso de uma empresa mercadista de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Echternacht, Tiago Henrique de Souza-
dc.description.resumoCom a evolução tecnológica dos meios de interação digital, nota-se a crescente busca pela inserção das empresas nesse ambiente virtual. O estado pandêmico vivenciado pelo mundo nos últimos anos, acelerou esse processo de introdução dos negócios nos meios digitais. A procura por esse modelo de negócio trouxe consigo várias mudanças no ambiente empresarial. Contudo, o comércio eletrônico, assim como o comércio convencional, tem obrigações legais. Logo, através de um estudo de caso realizado em uma empresa mercadista da cidade de João Pessoa, o objetivo geral desta pesquisa foi descrever como a Contabilidade trata os dados do comércio eletrônico em uma empresa mista, que possui formato físico e virtual. Para a captação de dados, foi realizada uma entrevista com o administrador da empresa e um questionário aberto com o contador responsável pela contabilidade da empresa. Através dos dados coletados, observou-se que, na empresa em estudo, não existia adequação da contabilidade realizada para vendas do comércio eletrônico em relação ao comércio físico. A empresa objeto de pesquisa, possui um site para vendas online, para realização de pedidos, mas a contabilidade desses dois formatos é realizada em conjunto, sem distinção. Portanto, não há diferenças na contabilização do comércio eletrônico e do comércio convencional. A pesquisa também aborda as legislações vigentes ligadas ao e-commerce.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BFP28122021.pdf474,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons