Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia Júnior, Edilson José de Araújo-
dc.date.accessioned2021-12-28T14:54:25Z-
dc.date.available2021-12-09-
dc.date.available2021-12-28T14:54:25Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21741-
dc.description.abstractThe use of an ERP system by private companies is growing and is not new, in the public sector it has been no different, as it has become a fundamental part of it. Through enterprise resource planning (ERP) systems, it is possible to manage at the planning, control and decision-making level, as a company will have real-time integration of a single database, it can also carry out activities financial statements such as balance inquiries, payments, rendering of accounts, access to management reports, among other things that help a lot in the best path that the manager should follow. This study aims to analyze how the change of an integrated management system (ERP) in a public agency takes place, based on the Finance Department of the Municipality of João Pessoa - PB (SEFIN), which is going through this process. A closed questionnaire was requested from the servers of the finance department and soon after, an open questionnaire was carried out with the managers and the coordinator of the company that offers support in the implementation of the system to verify the most important points of this change.The results show that the main impacts were negative, as the lack of adequate prior training for users, the nonmapping of activities carried out in the sectors and the non-existent or incorrectly carried out prior planning led to this entire implementation period was quite difficult for everyone involved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-12-28T14:54:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EJACJ28122021.pdf: 586435 bytes, checksum: 0f7c56d72d1babdc4fb7220d8e10d04a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-28T14:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EJACJ28122021.pdf: 586435 bytes, checksum: 0f7c56d72d1babdc4fb7220d8e10d04a (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema Integrado de Gestãopt_BR
dc.subjectEnterprise Resource Planning (ERP)pt_BR
dc.subjectSetor públicopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleA implantação de um Sistema Integrado Empresarial (ERP): um estudo de caso na Secretaria de Finanças do Município de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Echternacht, Tiago Henrique de Souza-
dc.description.resumoA utilização de um sistema ERP pelas empresas privadas vem em uma crescente e não é de hoje, no setor público não tem sido diferente, já que se tornou uma parte fundamental dentro do mesmo. Através dos sistemas enterprise resource planning (ERP) é possível realizar uma gestão em nível de planejamento, controle e de tomada de decisões, pois a companhia passará a ter uma integração em tempo real de uma única base de dados, poderá também realizar atividades financeiras como consultas de saldos, pagamentos, prestação de contas, acesso a relatórios gerenciais entre outras coisas que auxiliam muito no melhor caminho que o gestor deve seguir. Este estudo tem como objetivo analisar os impactos de uma implantação de um sistema integrado de gestão (ERP) em uma repartição pública, tendo como base a Secretaria de Finanças do Município de João Pessoa - PB (SEFIN), que está passando por esse processo. Foi aplicado um questionário fechado com os servidores da secretaria de finanças e logo após, realizado um questionário aberto com os gestores e o coordenador da empresa que fornece o suporte na implantação do sistema para verificar os pontos mais importantes dessa mudança. Os resultados mostram que os principais impactos durante a implantação foram negativos, pois a falta de um treinamento prévio adequado para os usuários, o não mapeamento das atividades realizadas nos setores e o planejamento prévio não existente ou feito da forma incorreta, fizeram com que todo esse período de implantação fosse bastante difícil para todos os envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EJACJ28122021.pdf572,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons