Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21764
Tipo: TCC
Título: Finanças pessoais: um estudo sobre a influência da participação dos integrantes em projetos de extensão de finanças e ligas de mercado financeiro
Autor(es): Pereira, Luana Bárbara de Lima
Primeiro Orientador: Lucena, Wenner Glaucio Lopes
Resumo: Embora a educação financeira esteja cada vez mais em evidência, apenas conhecer seus conceitos é insuficiente para combater as consequências negativas de sua falta. Projetos de extensão e ligas de mercado financeiro universitários são grandes agentes disseminadores dessa ferramenta, pois o ensino e prática podem ser grandes aliados no desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis. Diante disso, esse estudo teve como objetivo comparar o conhecimento e práticas financeiras do cotidiano dos estudantes participantes e não participantes de projetos de extensão em finanças e ligas de mercado financeiro. Para isto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, por meio de um questionário dividido em cinco blocos – possuindo 33 questões dos tipos de múltipla escolha e escalonadas, com opções de resposta utilizando a escala Likert – no qual foram colhidas virtualmente 405 respostas, sendo 246 estudantes não participantes e 159 estudantes participantes. A pesquisa evidencia que a maior parte dos respondentes não participantes de projetos de extensão ou ligas de mercado financeiro não possuem bom desempenho quanto as suas atitudes, ao comportamento e ao conhecimento financeiros, enquanto a maioria daqueles que possuem esta experiência obtiveram bons resultados nestes quesitos. Conclui-se que a participação em projetos extensionistas e ligas de mercado financeiro influencia seus membros positivamente na adoção de bons hábitos financeiros, assim como as metodologias utilizadas dentro destes grupos, que, em sua predominância, são metodologias ativas.
Abstract: Although financial education is increasingly in evidence, just knowing its concepts is insufficient to combat the negative consequences of its lack. Extension projects and university financial market leagues are great agents for disseminating this tool, as teaching and practice can be great allies in the development of healthy financial habits. Therefore, this study aimed to compare the daily financial knowledge and practices of participating and non-participating students in extension projects in finance and financial market leagues. For this, descriptive research was carried out, through a questionnaire divided into five blocks – having 33 multiple-choice and staggered questions, with answer options using the Likert scale – in which 405 responses were collected virtually, which 246 were non-participating students and 159 were participating students. The survey shows that most respondents who do not participate in extension projects or financial market leagues do not perform well in terms of their attitudes, behavior and financial knowledge, while most of those who have this experience obtained good results in these areas. It is concluded that the participation in extension projects and financial market leagues influences its members positively in the adoption of good financial habits, as well as the methodologies used within these groups, which, in their predominance, are active methodologies.
Palavras-chave: Educação financeira
Finanças pessoais
Projetos de Extensão
Ligas de Mercado Financeiro
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21764
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBLP29122021.pdf641,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons