Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Victor Alves-
dc.date.accessioned2021-12-30T16:20:34Z-
dc.date.available2021-12-13-
dc.date.available2021-12-30T16:20:34Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21773-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the level of financial education of teachers in the basic education system in São José do Egito - PE. The study is justified by the observation that children need to acquire knowledge about finances and financial education from an early age, so that they are more informed about their finances and become more aware adults. The implementation of financial education in the curriculum of subjects taught in schools gave rise to the wish of understanding whether teachers would be able to teach such content, as they did not study this subject during their school life, and do not discuss the topic with frequency. The research is qualitative and quantitative and was developed through a questionnaire applied in 09 schools to a total of 183 teachers, of which 81 responded. The questionnaire was separated into 04 blocks and each block sought to understand, respectively, the respondent's profile, the level of education financial, knowledge about finance and investments and reasoning questions about everyday situations. As a result of the research, after analyzing the data collected through questionnaires answered by teachers from the municipal, state and private schools, it was discovered that they have a low level of knowledge about finances and financial education, and that these themes should be more highlighted on a daily basis, so that the teachers could acquire accurate habits regarding the contents. It was concluded that the level of financial education of teachers in São José do Egito is low and that these teachers need training and challenges to increase their mastery of contents before starting to use these themes to their students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2021-12-30T16:20:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAR30122021.pdf: 1199104 bytes, checksum: 9d41e45ebb7118c045649a51b0088642 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-30T16:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAR30122021.pdf: 1199104 bytes, checksum: 9d41e45ebb7118c045649a51b0088642 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectControle financeiro pessoalpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleEducação financeira nas escolas: uma análise da educação financeira dos professores da rede básica de ensino de São José do Egito-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Wenner Glaucio Lopes-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar o nível de educação financeira dos professores da rede básica de ensino de São José do Egito – PE. O estudo se justifica pela notável necessidade de que as crianças adquiram conhecimentos acerca de finanças e educação financeira desde pequenas para que assim sejam mais conhecedoras de suas finanças e se tornem adultos mais conscientes. A implementação de educação financeira no currículo das disciplinas lecionadas nas escolas fez com que surgisse o desejo de entender se os professores estariam aptos para lecionar tais conteúdos, visto que eles não estudaram esse tipo de material durante sua vida escolar e muitas vezes não discutem o tema atualmente. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e foi desenvolvida por meio de um questionário aplicado em 9 escolas para um total de 183professores, dos quais 81 responderam. O questionário foi separado em 04 blocos e cada bloco buscou entender, respectivamente, o perfil do respondente, o nível de educação financeira, o conhecimento acerca de finanças e investimentos e questões de raciocínio acerca de situações do cotidiano. Como resultado da pesquisa foi descoberto, após análise dos dados coletados por meio dos questionários aplicados para professores da rede municipal, estadual e privada, que estes possuem um nível baixo de conhecimento acerca de finanças e educação financeira, e que esses temas devem ser abordados com mais ênfase no dia a dia para que os docentes adquiram hábitos corretos quanto aos conteúdos. Conclui-se que o nível de educação financeira dos docentes de São José do Edito é baixo e que estes necessitam de capacitações e desafios para aumentarem seu domínio nos conteúdos antes de começarem a ensinar esses temas a seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAR30122021.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons