Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Atena Pontes de-
dc.date.accessioned2021-12-30T16:52:13Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-12-30T16:52:13Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21776-
dc.description.abstractBetween 1939 and 1944, that is, in the middle of the Second World War, the Marie Claire Magazine was published in France, this one had as context the female daily life according to the reality of the belligerent time. This investigation has as main objective to analyze in the original editions of Marie Claire (1939-1944) records that show the resilience of French women in that period and the process of educational mediation in the Exhibition Pour vous, Mesdames! La mode en temps de Guerre, held in Lyon, France. Through bibliographic analysis, a qualitative research was made using the “structure of Atlas Mnemosyne”, together with the concepts of Nachleben and Engram proposed by Warburg in an “operational understanding of images in an anachronistic view” by Didi-Huberman with Abordagem Triangular of Ana Mae Barbosa. The methodology used is based on the analysis of images from the women's magazine Marie Claire from Eveline Sullerot and Alexie Geers, the concept of social image of women according to Simone de Beauvoir and Fashion at War from Dominique Veillon. Hence, a reflection on the question of the resilience of French women in World War II from the perspective of a social memory, of the research object and of the museum space is presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-27T20:03:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AtenaPontesDeMiranda_Dissert.pdf: 7100128 bytes, checksum: ff8fcc28b17176e8a169bd0a53b2978e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-12-30T16:52:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AtenaPontesDeMiranda_Dissert.pdf: 7100128 bytes, checksum: ff8fcc28b17176e8a169bd0a53b2978e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-30T16:52:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AtenaPontesDeMiranda_Dissert.pdf: 7100128 bytes, checksum: ff8fcc28b17176e8a169bd0a53b2978e (MD5) Previous issue date: 2021-02-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSegunda Guerra Mundialpt_BR
dc.subjectRevista Marie Clairept_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectResiliênciapt_BR
dc.subjectSecond World Warpt_BR
dc.subjectMarie Claire Magazinept_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectResiliencept_BR
dc.titleImagens da Marie Claire francesa: resiliência feminina durante a Segunda Guerra Mundialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5985323284535585pt_BR
dc.description.resumoEntre 1939 a 1944, ou seja, em plena Segunda Guerra Mundial, foi editada na França a Revista Marie Claire, essa tinha como contexto o cotidiano feminino de acordo com a realidade da época beligerante. Esta investigação tem como objetivo principal analisar nas edições originais da Revista Marie Claire (1939 a 1944) registros que evidenciem a resiliência das mulheres francesas nesse período e o processo de mediação educativa na Exposição Pour vous, Mesdames! La mode en temps de Guerre, realizada em Lyon, França. Por meio de análise bibliográfica foi feita uma pesquisa qualitativa utilizando a “estrutura do Atlas Mnemosyne”, juntamente com os conceitos de Nachleben e Engrama propostos por Warburg em uma “compreensão operacional das imagens numa visão anacrônica” de Didi-Huberman dentro da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. A metodologia utilizada se firma na análise das imagens da revista feminina Marie Claire a partir de Eveline Sullerot e Alexie Geers, o conceito de imagem social da mulher segundo Simone de Beauvoir e a Moda na Guerra a partir de Dominique Veillon. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre a questão da resiliência da mulher francesa na Segunda Guerra Mundial na perspectiva de uma mémoria social, do objeto de pesquisa e do espaço museal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtenaPontesDeMiranda_Dissert.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons