Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTANA, DANIELY JÉSSICA TENÓRIO-
dc.date.accessioned2022-01-10T21:03:53Z-
dc.date.available2023-12-09-
dc.date.available2022-01-10T21:03:53Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21803-
dc.description.abstractOver the years, teaching work in basic education has suffered several impacts that are generated by changes arising from the educational reforms of the last decade. Due to quarantine and social distancing are used as some of the main measures taken by the Ministry of Health to contain the advance and contamination of the population by covid-19, public schools started to work exclusively remotely, through technological resources such as the internet and online meeting platforms. This scenario intensified the difficulties faced by the category, in addition to worsening the health of workers and the precariousness of the public education system. This study seeks to analyze the relationship between health and work of teachers in the state education system in Paraíba during remote teaching caused by the covid-19 pandemic. The instrument “Health and Teaching Work in the Pandemic” was used, elaborated by the research interns in partnership with a union of education workers. It is composed of objective and subjective questions, which are distributed in the socio-demographic and diagnostic dimension. Data were analyzed and interpreted based on the theoretical-methodological proposal of Psychodynamics of Work. In diagnostic research, objective data were analyzed using descriptive statistics. For the subjective questions, a qualitative research was carried out through thematic content analysis. Based on the diagnostic analysis carried out and presented to the category, the article proposes the holding of meetings about work, thus allowing the construction of autonomy and the strengthening of the collective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-01-10T21:03:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Daniely Santana_Final.pdf: 500166 bytes, checksum: 2dc3289c076054b012178257bbcd5d29 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-10T21:03:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Daniely Santana_Final.pdf: 500166 bytes, checksum: 2dc3289c076054b012178257bbcd5d29 (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectSaúde Mental.pt_BR
dc.titleVIDA QUE SEGUE A TODO CUSTO: A RELAÇÃO SAÚDE E TRABALHO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Máximo., Thaís Augusta Cunha de Oliveira-
dc.description.resumoAo longo dos anos, o trabalho docente na educação básica vem sofrendo diversos impactos que são gerados pelas mudanças advindas das reformas educacionais da última década. Devido a quarentena e distanciamento social serem utilizados como algumas das principais medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para conter o avanço e contaminação da população pela covid-19, as escolas públicas passaram a atuar exclusivamente de forma remota, através de recursos tecnológicos como a internet e plataformas de reuniões online. Este cenário intensificou as dificuldades enfrentadas pela categoria, além de acarretar agravamento na saúde dos(as) trabalhadores(as) e a precariedade do sistema público de ensino. Este estudo busca analisar a relação saúde e trabalho dos professores da rede estadual de educação da Paraíba durante o ensino remoto provocado pela pandemia da covid-19. Foi utilizado o instrumento “Saúde e Trabalho Docente na Pandemia” elaborado pelas estagiárias da pesquisa em parceria com um sindicato de trabalhadores da educação. O mesmo é composto por questões objetivas e subjetivas sendo elas distribuídas na dimensão sócio demográfica e diagnóstica. Os dados foram analisados e interpretados com base na proposta teórico-metodológica da Psicodinâmica do Trabalho. Na pesquisa diagnóstica, os dados objetivos foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Para as questões subjetivas, foi realizada pesquisa qualitativa por meio da análise de conteúdo temático. A partir da análise diagnóstica realizada e apresentada à categoria, o artigo propõe a realização de encontros sobre o trabalho, permitindo com isso a construção da autonomia e o fortalecimento do coletivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniely Santana_Final.pdf488,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons