Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUTIERRE, GIOVANA GUILHERME-
dc.date.accessioned2022-01-10T21:10:51Z-
dc.date.available2023-01-01-
dc.date.available2022-01-10T21:10:51Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21804-
dc.description.abstractThe abrupt movement of closing schools due to the high rate of contamination by COVID-19 affected education worldwide. In Brazil, the closure, as well as the adaptation to the new reality, took place gradually and costly, with several attempts to minimize the impact of the pandemic while absorbing and understanding the seriousness of the news. The present study sought to signal the impacts of the pandemic on the higher education scenario in Brazil, with a view to stimulating programs or providing support for recovery projects in this area, based on the analysis of the dropout rates of the Federal University of Paraíba (UFPB) before and during the pandemic, looking for variations and checking their extent. Participants correspond to students enrolled in the institution in different areas of knowledge: Health Sciences; Human Sciences; Applied Social Sciences; Exact Sciences/Technology and Nature; the selected courses have the highest number of enrollments in each teaching center. The COVID-19 pandemic influenced the number of incoming students, as well as the amount of enrollments and graduates, all decreased in the year of 2020.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-01-10T21:10:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GIOVANA TCC.pdf: 211372 bytes, checksum: 60fed20a8ab67d2f91c259ebfd67a998 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-10T21:10:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GIOVANA TCC.pdf: 211372 bytes, checksum: 60fed20a8ab67d2f91c259ebfd67a998 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectevasão;pt_BR
dc.subjectEnsino superior;pt_BR
dc.subjectpandemia;pt_BR
dc.subjectmotivação;pt_BR
dc.titleANÁLISE COMPARATIVA DAS TAXAS DE EVASÃO E MOTIVAÇÃO UNIVERSITÁRIA ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Correia., Mônica de Fátima Batista-
dc.description.resumoO movimento abrupto de fechamento das escolas em decorrência da alta taxa de contaminação da COVID-19 afetou a educação mundialmente. No Brasil, o fechamento, assim como a adaptação à nova realidade ocorreu de forma gradual e custosa, com diversas tentativas de se minimizar o impacto da pandemia enquanto realizava-se a absorção e o entendimento da gravidade das notícias. O presente estudo buscou sinalizar os impactos da pandemia no cenário da educação superior no Brasil, com vistas a estimular programas ou fornecer suporte para projetos de recuperação nesta área, a partir da análise referente às taxas de evasão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) antes e durante a pandemia, buscando variações e verificando a extensão das mesmas. A amostra foi composta por quatro diferentes áreas de conhecimento de graduação do Campus I: Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas/Tecnológicas e da Natureza, os cursos selecionados apresentam o maior número de matrículas em cada centro de ensino. Observou-se que a pandemia da COVID-19 influenciou o número de ingressantes, assim como a quantidade de matrículas e de diplomados, todos sendo menores no ano de 2020.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIOVANA TCC.pdf206,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons