Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21804Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | GUTIERRE, GIOVANA GUILHERME | - |
| dc.date.accessioned | 2022-01-10T21:10:51Z | - |
| dc.date.available | 2023-01-01 | - |
| dc.date.available | 2022-01-10T21:10:51Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21804 | - |
| dc.description.abstract | The abrupt movement of closing schools due to the high rate of contamination by COVID-19 affected education worldwide. In Brazil, the closure, as well as the adaptation to the new reality, took place gradually and costly, with several attempts to minimize the impact of the pandemic while absorbing and understanding the seriousness of the news. The present study sought to signal the impacts of the pandemic on the higher education scenario in Brazil, with a view to stimulating programs or providing support for recovery projects in this area, based on the analysis of the dropout rates of the Federal University of Paraíba (UFPB) before and during the pandemic, looking for variations and checking their extent. Participants correspond to students enrolled in the institution in different areas of knowledge: Health Sciences; Human Sciences; Applied Social Sciences; Exact Sciences/Technology and Nature; the selected courses have the highest number of enrollments in each teaching center. The COVID-19 pandemic influenced the number of incoming students, as well as the amount of enrollments and graduates, all decreased in the year of 2020. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-01-10T21:10:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GIOVANA TCC.pdf: 211372 bytes, checksum: 60fed20a8ab67d2f91c259ebfd67a998 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-01-10T21:10:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GIOVANA TCC.pdf: 211372 bytes, checksum: 60fed20a8ab67d2f91c259ebfd67a998 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | evasão; | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior; | pt_BR |
| dc.subject | pandemia; | pt_BR |
| dc.subject | motivação; | pt_BR |
| dc.title | ANÁLISE COMPARATIVA DAS TAXAS DE EVASÃO E MOTIVAÇÃO UNIVERSITÁRIA ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Correia., Mônica de Fátima Batista | - |
| dc.description.resumo | O movimento abrupto de fechamento das escolas em decorrência da alta taxa de contaminação da COVID-19 afetou a educação mundialmente. No Brasil, o fechamento, assim como a adaptação à nova realidade ocorreu de forma gradual e custosa, com diversas tentativas de se minimizar o impacto da pandemia enquanto realizava-se a absorção e o entendimento da gravidade das notícias. O presente estudo buscou sinalizar os impactos da pandemia no cenário da educação superior no Brasil, com vistas a estimular programas ou fornecer suporte para projetos de recuperação nesta área, a partir da análise referente às taxas de evasão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) antes e durante a pandemia, buscando variações e verificando a extensão das mesmas. A amostra foi composta por quatro diferentes áreas de conhecimento de graduação do Campus I: Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas/Tecnológicas e da Natureza, os cursos selecionados apresentam o maior número de matrículas em cada centro de ensino. Observou-se que a pandemia da COVID-19 influenciou o número de ingressantes, assim como a quantidade de matrículas e de diplomados, todos sendo menores no ano de 2020. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Psicologia | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GIOVANA TCC.pdf | 206,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
