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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21823
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Wiara Maria da-
dc.date.accessioned2022-01-13T14:36:13Z-
dc.date.available2022-01-13-
dc.date.available2022-01-13T14:36:13Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21823-
dc.description.abstractThis work aims to identify, on a sample character, which games and in what contents these are applied by teachers of mathematics in classes of elementary school (Fundamental I) and mathematics teachers of the final years of elementary school (Fundamental II) from a survey accomplished in three public schools in two municipalities of Paraíba State. We seek, according to the literature used in our theoretical framework, to highlight the definition of game in different approaches and perspectives, besides highlighting the epistemological relationships between games and the teaching of mathematics, evidencing the role of the teacher in a mathematical approach that uses games as a didactic-pedagogical resource. Among the authors we take as reference are Azevedo (1999) and Macedo; Machado (2006). The methodology adopted in this study was a descriptive research of quali-quanti nature. As a result of our research, we found that the use of games in the teaching of mathematics for educational purposes is frequent in the context of the participating schools, and that there are different types of games worked on various mathematical contents. In addition, it is also necessary to emphasize that, according to the data presented in the research, game has been considered by most responden tes as a didactic resource of "high relevance" to work some mathematical contents, thus showing that the use of this resource and other pedagogical materials has been expanding over the years, and with this teaching mathematics tends to improve, from this point of view, in the schools participating in the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-01-13T14:36:13Z No. of bitstreams: 1 WMC13012022.pdf: 1537347 bytes, checksum: 61578324cd0445ffc0d51ab813b5942e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-13T14:36:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WMC13012022.pdf: 1537347 bytes, checksum: 61578324cd0445ffc0d51ab813b5942e (MD5) Previous issue date: 2021-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino da matemática - Fundamental I e IIpt_BR
dc.subjectJogos - Ensino de matemáticapt_BR
dc.titleEstimando a frequência no uso de jogos didáticos no ensino da matemática do fundamental I e do fundamental II: análise de amostra colhida em três escolas públicas situadas em dois municípios da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Sales da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar, em caráter amostral, quais jogos e em quais conteúdos estes são aplicados no ensino de matemática por professores do ensino fundamental I e por professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental II a partir de enquete realizada em três escolas públicas situadas em dois municípios da Paraíba. Buscamos, de acordo com a literatura utilizada no nosso referencial teórico, destacar a definição de jogo em diferentes abordagens e perspectivas, além de salientar as relações epistemológicas entre os jogos e o ensino da matemática, evidenciando o papel do professor em uma abordagem matemática que utiliza jogos como recurso didático-pedagógico. Entre os autores que tomamos como referência, estão Azevedo (1999) e Macedo; Machado (2006). A metodologia adotada nesse estudo foi uma pesquisa descritiva de natureza quali -quanti. Como resultado da nossa pesquisa, constatamos que o uso dos jogos no ensino da matemática com fins educativos é frequente no contexto das escolas participantes, e que diferentes tipos de jogos são trabalhados em diversos conteúdos matemáticos. Além disso, é necessário ressaltar ainda que, de acordo com os dados apresentados na pesquisa, o jogo tem sido considerado pela maioria dos respondentes como um recurso didático de “alta relevância” para trabalhar alguns conteúdos matemáticos, mostrando assim que o uso desse recurso e de outros materiais pedagógicos vem se expandindo ao longo dos anos, e com isso ensino da matemática tende a melhorar, a partir dessa visão, nas escolas participantes da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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