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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Fernanda Camila da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-13T15:31:33Z-
dc.date.available2022-01-13-
dc.date.available2022-01-13T15:31:33Z-
dc.date.issued2021-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21830-
dc.description.abstractDepression, considered one of the main diseases of the millennium, is classified as a mood disorder, which can interfere in the life of those who suffer from it. Depression brings problems beyond the psychological and can affect psychosocial interactions, performance, and even physiology, thus causing the risk of developing other health problems. This study aimed to understand if there is some kind of relationship between depression and academic performance and also the relationship between depression and some physiological data, including heart rate variability (HRV) and the use of accelerometers to measure body sway, trying to find some pattern among the depression scores. The study had the participation of 11 college students who provided online data for this research. The classification of depression levels was done through the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). Mild and moderate depression severity scores were found in this study, with no severe cases. Among the main results was a slight negative correlation between depression and academic achievement quotient (ARC). Although not significant, correlations were also found between depression and HRV.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-01-13T15:31:33Z No. of bitstreams: 1 FCSA13012022.pdf: 546887 bytes, checksum: 5c5d84313dc4a44395b03ca1ada6915f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-13T15:31:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FCSA13012022.pdf: 546887 bytes, checksum: 5c5d84313dc4a44395b03ca1ada6915f (MD5) Previous issue date: 2021-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDepressão - Desempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectDepressão - Problemas fisiológicospt_BR
dc.titleDepressão e seus impactos na fisiologia e desempenho acadêmico de universitáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lopez, Luiz Carlos Serramo-
dc.description.resumoA depressão considerada uma das principais doenças do milênio é classificada como um transtorno de humor, podendo interferir na vida daquele que sofre com esta doença. A depressão traz problemas além dos psicológicos podendo afetar a interações psicossociais, desempenhos e até mesmo a fisiologia, causando assim o risco de desenvolver outros problemas de saúde. Este estudo teve como objetivo buscar entender se existe algum tipo de relação entre a depressão e desempenho acadêmico e também a relação entre depressão e alguns dados fisiológicos, entre eles a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) além do uso de acelerômetros para medir a oscilação corporal buscando assim encontrar algum padrão entres os escores de depressão. O estudo contou a participação de 11 universitários que por meio online forneceram dados para esta pesquisa. A classificação dos níveis de depressão foi feita através da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Foram encontrados escores de grau de severidade de depressão de modos suaves e moderados neste estudo, não havendo assim nenhum caso grave. Entres os principais resultados foi observado uma leve correlação negativa entre depressão e o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA). Embora não sendo significativas também foram encontradas correlações entre depressão e VFC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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