Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21865
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Manuela Eugênio-
dc.creatorBarrancos, Jacqueline Echeverría-
dc.creatorFerreira, Danilo de Sousa-
dc.creatorOliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de-
dc.date.accessioned2022-01-19T16:51:22Z-
dc.date.available2022-01-17-
dc.date.available2022-01-19T16:51:22Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.identifier.issn2317-9708pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21865-
dc.description.abstractThe scientific journals were created as a space of dissemination and of interlocution of knowledge. It is through them that scientific dissemination, an activity that is compulsory in the context of the production of educational institutions, mainly related to the higher level, is promoted. The articles produced are usually linked to the development of research, extension, internships and academic orientations from report, completion work, specialization, dissertation and thesis. This chain of documents and dissemination formats circulates among researchers and promotes the development of science. In this direction, the "Revista Analisando em Ciência da Informação" (RACIn) was published, publishing scientific articles for five years. The questioning and the objective of this study involves analyzing the production of the first five years (2013-2017) of this journal on Information Science. From the methodological point of view, this research is descriptive, of quantitative-qualitative approach and the interpretation based on analytic-deductive logic. Data were collected from the ten RACIn publications available on the internet. Bibliography was used in scientific production and bibliometrics. It should be noted that this was also the basis for this investigation, based on the laws of Lotka, Zipf and Bradford. From the results, it was identified that RACIn promotes interlocution with nineteen areas of knowledge, demonstrating its interdisciplinary character, demonstrating, in particular, the close bond with Administration, Archivology, Librarianship, Education and Informatics. And, it was also verified the significant percentage of the participation of doctors in the publications in Information Science. Specifically, this study helped in the process of reflection about the degree of structuring and the volume of information published in RACIN and its tenuous connections and contributions with the various areas of knowledge, allowing for open dialogue and epistemological possibilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karina Holmes (karina.ceci@academico.ufpb.br) on 2022-01-19T16:51:22Z No. of bitstreams: 1 Ciência da Informação em foco análise bibliométrica da produção científica da Revista Analisando em Ciência da Informação.pdf: 953000 bytes, checksum: ebe488667af6347d1e5b9033fd390c0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-19T16:51:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ciência da Informação em foco análise bibliométrica da produção científica da Revista Analisando em Ciência da Informação.pdf: 953000 bytes, checksum: ebe488667af6347d1e5b9033fd390c0c (MD5) Previous issue date: 2020-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofRACIn - Revista Analisando em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRevista analisando em ciência da informaçãopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.titleCiência da Informação em foco: análise bibliométrica da produção científica da Revista Analisando em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeInformation Science in focus: bibliometric analysis of the scientific production of "Revista Analisando em Ciência da Informação"pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volumev. 8pt_BR
dc.citation.issuen.1pt_BR
dc.citation.spage45pt_BR
dc.citation.epage60pt_BR
dc.description.resumoAs revistas científicas foram criadas enquanto espaço de divulgação e de interlocução de saberes. É por meio delas que a divulgação científica, atividade obrigatória no contexto da produção das instituições de ensino, principalmente, relativas ao nível superior, é promovida. Os artigos produzidos geralmente vinculam-se ao desenvolvimento de pesquisa, de extensão, de estágios e de orientações acadêmicas a partir de relatório, trabalho de conclusão de curso, especialização, dissertação e tese. Essa cadeia de documentos e formatos de divulgação que faz circular entre os pesquisadores e promovem o desenvolvimento da ciência. Nessa direção, constituiu- se a Revista Analisando em Ciência da Informação (RACIn), publicando artigos científicos há cinco anos. O questionamento e o objetivo desse estudo envolvem analisar a produção dos cinco primeiros anos (2013-2017) dessa revista em torno da Ciência da Informação. Do ponto de vista metodológico, essa pesquisa é descritiva, de abordagem quanti-qualitativa e a interpretação balizada seguindo a lógica analítico- dedutivo. Os dados foram coletados nas dez publicações da RACIn disponíveis na internet. Usou-se bibliografia no tocante à produção científica e à bibliometria. Ressaltando que esta também foi elemento de fundamentação dessa investigação, baseando-se nas leis de Lotka, de Zipf e de Bradford. Dos resultados, foi identificada que a RACIn promove a interlocução com dezenove áreas do saber, demonstrando o seu caráter interdisciplinar, demonstrando, em especial, o estreito laço com a Administração, a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Educação e a Informática. E, ainda, constatou-se o significativo percentual da participação de doutores nas publicações em Ciência da Informação. Em específico, esse estudo auxiliou no processo de reflexão acerca do grau de estruturação e do volume da informação publicizada na RACIn e suas tênues conexões e contribuições com as diversas áreas dos saberes, permitindo-se ao diálogo e às possibilidades epistemológicas de forma aberta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons