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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Valdir de Lima-
dc.creatorValente, Tadeu Rena-
dc.creatorOliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de-
dc.date.accessioned2022-01-19T17:02:59Z-
dc.date.available2022-01-17-
dc.date.available2022-01-19T17:02:59Z-
dc.date.issued2020-05-15-
dc.identifier.issn2317-9807pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21869-
dc.description.abstractThis work aims to understand the aspects of the traditional African cult of the Ketu nation in the city of João Pessoa whose leader is the babalorixá José Erivaldo da Silva, founder of Kessi Ilê Axé Oxum Odenitá, "mother house". The aspects of the life of Father Erivaldo of Oxum and the characteristics of the ritual foreseen in the cult of the Ketu nation are highlighted in this work, providing visibility to the memory committed to cultural and religious diversity. Father Erivaldo has the largest egbé (Family of Saint of Paraíba). He is a militant in support of the cause of respect for religious diversity and against intolerance through actions in research groups and INTECAB (National Institute of Afro-Brazilian Tradition and Culture) where he was president. As to the methodology adopted in the research, it was exploratory, descriptive and of qualitative nature, using the theoretical and methodological foundations of research in Social Memory and Identity. We believe that opening spaces for dialogues, promoting and giving voices to people who are historically excluded is an exercise of citizenship, an affirmative practice that needs to be carried out more often, offering new perspectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karina Holmes (karina.ceci@academico.ufpb.br) on 2022-01-19T17:02:59Z No. of bitstreams: 1 Pai Erivaldo e o Candomblé de Ketu na Paraíba memórias e identidades afro-brasileiras.pdf: 489355 bytes, checksum: f0530cfb61e76e5aae6dea8b0e53242d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-19T17:02:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pai Erivaldo e o Candomblé de Ketu na Paraíba memórias e identidades afro-brasileiras.pdf: 489355 bytes, checksum: f0530cfb61e76e5aae6dea8b0e53242d (MD5) Previous issue date: 2020-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofRACIn - Revista Analisando em Ciência da Informação.pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectIdentidade afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCulto africano nação Ketupt_BR
dc.subjectPai Erivaldopt_BR
dc.titlePai Erivaldo e o Candomblé de Ketu na Paraíba: memórias e identidades afro-brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeFather Erivaldo and the Ketu Candomblé in Paraíba: afro-brazilian memories and identitiespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.citation.volumev.8pt_BR
dc.citation.issuen.1pt_BR
dc.citation.spage183pt_BR
dc.citation.epage194pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender os aspectos do tradicional culto africano de nação Ketu na cidade de João Pessoa, cujo dirigente é o babalorixá José Erivaldo da Silva, fundador do Kessi Ilê Axé Oxum Odenitá, "casa matriz". Os aspectos da vida de Pai Erivaldo de Oxum e as características do ritual previstas no culto da nação Ketu são destacados neste trabalho, dando visibilidade a uma memória comprometida com a diversidade cultural e religiosa. Pai Erivaldo tem a maior egbé (Família de Santo da Paraíba). É um militante pela causa do respeito à diversidade religiosa e contra a intolerância através de ações em grupos de pesquisa e do INTECAB (Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira) onde já foi presidente. A metodologia adotada na pesquisa foi exploratória, descritiva e de cunho qualitativo, utilizando os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Memória Social e Identidade. Consideramos que abrir espaços de diálogos, promover e dar vozes a pessoas excluídas historicamente é um exercício de cidadania, prática afirmativa que precisa ser exercitada com mais frequência, lançando olhares novos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Informação, Memória, Cultura e Patrimônio

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