Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChabi, Abdou Razak Mayodé-
dc.date.accessioned2022-01-21T14:06:46Z-
dc.date.available2021-11-29-
dc.date.available2022-01-21T14:06:46Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21896-
dc.description.abstractTo respond to the great competition that pharmacies face, they must devise strategies that place them in an advantageous position concerning others in the market. To find out how the pharmacies in Bancarios, the main street of one of the neighbourhoods of João Pessoa, capital of Paraíba, deal with their competitors, a survey was carried out, where information was collected on the marketing strategies employees by the pharmacies of Bancarios in an environment of high direct competition. The research method used for this purpose was qualitative. In the initial phase of the study, a survey was carried out to provide a theoretical basis for the work, the marketing concepts were exposed and compared following their evolution, then the concepts of strategy and competition were discussed and the pharmaceutical sector in Brazil was discussed, as well as its performance. Then, a semi-structured interview was applied to the managers of some stores in the main avenue in this neighbourhood, the various marketing strategies used by them were transcribed, reported and analyzed according to the predefined methodology. During these interviews, it was noticed that these stores used several strategies, namely good service, promotional price policies, the hidden customer, among others, to face each other. But in short, there is no great difference between the strategies employed by these. This study allowed us to understand basically how these stores work and how they deal with each other.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2022-01-21T14:06:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARMC21012022.pdf: 507286 bytes, checksum: 860d01c5dc9ddf3e1354f73559e55550 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-21T14:06:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARMC21012022.pdf: 507286 bytes, checksum: 860d01c5dc9ddf3e1354f73559e55550 (MD5) Previous issue date: 2021-11-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMercadologiapt_BR
dc.subjectFarmáciaspt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleEstratégias de marketing das farmácias no bairro dos Bancários em João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Nelsio Rodrigues de-
dc.description.resumoPara responder à grande concorrência que enfrentam as farmácias, é importante que estas elaborem estratégias que as coloquem numa posição vantajosa em relação às outras no mercado. Para descobrir como as farmacêuticas da avenida principal do bairro dos Bancários, localizado na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, lidam com os concorrentes, foi desenvolvida uma pesquisa, através da qual foram colhidas informações quanto às estratégias de marketing das farmácias dos Bancários num ambiente de alta concorrência direta. O método de pesquisa usado para este fim foi o método qualitativo. Na fase inicial do estudo, foi realizada uma pesquisa com o intuito de dar embasamento teórico ao trabalho, foram expostos e comparados os conceitos de marketing seguindo sua evolução, em seguida foram abordados os conceitos de estratégia e concorrência e foi falado do setor farmacêutico no Brasil, assim como de seu desempenho. Em seguida, foi aplicada uma entrevista semiestruturada aos gerentes de algumas lojas da avenida principal do bairro dos Bancários, foram transcritas e relatadas as diversas estratégias de marketing usadas por estes e analisadas de acordo com a metodologia predefinida. No decorrer destas entrevistas, percebeu-se que essas lojas usam como estratégias o bom atendimento, as políticas de preços promocionais, o cliente oculto, entre outras, para se enfrentarem. Mas em suma não existe grande diferencial entre as estratégias empregadas por essas. Este estudo permitiu entender basicamente a maneira com que essas lojas funcionam e como lidam umas com as outras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARMC21012022.pdf495,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons