Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gillyane Pereira-
dc.date.accessioned2022-01-21T16:31:18Z-
dc.date.available2021-11-29-
dc.date.available2022-01-21T16:31:18Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21902-
dc.description.abstractProcess management is a key to the success of organizations today, in administration the study of this area becomes essential in view of the perspective that through good management and with a well-structured process in all sectors it is possible to establish an advantage competitive against the competition. With the help of the BPM tool and the notation called Business Process Modeling Notation (BPMN) it is possible to reduce costs and eliminate unnecessary processes within a given area. Thus, the objective of this study is to analyze the current process of return of devices to the final consumer at Forever Mobile through AS/IS analysis, and to design a proposal for improving the process, to reduce the cost of freight in the organization through the TO/BE analysis. Among the results obtained in this analysis, we can mention the formalization of the labeling process through the Kanban method, to identify products shipped from regions where freight and delivery times are longer. Furthermore, through these results it was possible to observe that the analysis of processes through the BPMN notation can be identified as an activity that can bring improvements for organizations, in several fields of activity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2022-01-21T16:31:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPS21012022.pdf: 1231624 bytes, checksum: 055fb2c1a7b8a5a092b0dccfb4161401 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-21T16:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GPS21012022.pdf: 1231624 bytes, checksum: 055fb2c1a7b8a5a092b0dccfb4161401 (MD5) Previous issue date: 2021-11-23en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectFerramenta BPMpt_BR
dc.subjectProcess Modeling Notation (BPMN)pt_BR
dc.subjectAnálise AS/IS TO/BEpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleGestão de processos: uma análise do processo de uma assistência técnica da fabricante de telefones Forever Mobile utilizando o método BPMN através da análise AS/IS E TO/BEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Albertins, Pamela Adelino Ramos-
dc.description.resumoA gestão de processos é uma peça chave para o sucesso das organizações na atualidade, na administração o estudo desta área se torna essencial diante da perspectiva de que através de um bom gerenciamento e com um processo bem estruturado de todos os setores é possivel estabelecer uma vantagem competitiva diante da concorrência. Com o auxilio da ferramenta BPM e da notação chamada Business Process Modeling Notation (BPMN) é possivel realizar a redução de custos, e eliminação de processos desnecessários dentro de uma determinada área. Dessa forma, o objetivo deste estudo é de analisar o processo atual de retorno de aparelhos para o consumidor final na Forever Mobile através da análise AS/IS, e desenhar uma proposta de melhoria do processo, para redução de custo do frete na organização através da análise TO/BE. Dentre os resultados obtivos nesta análise cita-se a formalização do processo de etiquetagem através do método Kanban, para identificação de produtos enviados de regiões, onde o frete e o prazo de entrega são maiores. Além disso, através destes resultados foi possivel observar que a análise de processos por meio da notação BPMN pode ser identificada como uma atividade que pode trazer melhorias para organizações em diversos ramos de atuaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPS21012022.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons