Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Ana Ligia Muniz-
dc.date.accessioned2022-01-31T20:28:33Z-
dc.date.available2021-10-21-
dc.date.available2022-01-31T20:28:33Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21935-
dc.description.abstractThis paper analyzes the cinematographic activity of black filmmakers in Brazil. Considering the racial tensions that mark Brazilian society and the whitening pattern present in the national audiovisual, the objective was to understand the social context in which these filmmakers produce their films. The research investigates how the social marker of race interferes in the behind-the-camera dynamics and defines the place of black directors in the Brazilian cinematographic environment. However, interviews and a documentary analysis of the reports of directors Joelzito Araújo, Adélia Sampaio, Jeferson De and Yasmin Thayná were carried out. Thus, it was possible to observe the transformations that have taken place in the debate about race in Brazil over the years, federal public policies focusing on black filmmakers, and the changes inherent in the field of cinema. The investigated trajectories indicate that, despite the racist structures that mark the formation of Brazil, these filmmakers mobilize different types of resources and found a dimension of agency to work in their professions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-01-06T13:28:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaLigiaMunizRodrigues_Tese.pdf: 2396034 bytes, checksum: 4a1d06057af65be9d575ef806e2b503f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-01-31T20:28:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaLigiaMunizRodrigues_Tese.pdf: 2396034 bytes, checksum: 4a1d06057af65be9d575ef806e2b503f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-31T20:28:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaLigiaMunizRodrigues_Tese.pdf: 2396034 bytes, checksum: 4a1d06057af65be9d575ef806e2b503f (MD5) Previous issue date: 2019-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiretores negrospt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectCinema negropt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectBlack filmmakerspt_BR
dc.subjectRace relationspt_BR
dc.subjectBlack cinemapt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.titlePor trás das câmeras: diretoras e diretores negros e o fazer cinema no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Teresa Cristina Furtado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6597687025275700pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125602933088341pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a atividade cinematográfica de realizadores negros no Brasil. Considerando as tensões raciais que marcam a sociedade brasileira e o padrão de branqueamento presente no audiovisual nacional, procurou-se compreender o contexto social em que esses cineastas produzem seus filmes. A pesquisa buscou investigar como o marcador social de raça interfere na dinâmica atrás das câmeras e traçar um panorama sobre o lugar dos diretores negros no meio cinematográfico brasileiro. Para isso, foram realizadas entrevistas e uma análise documental de relatos dos diretores Joelzito Araújo, Adélia Sampaio, Jeferson De e Yasmin Thayná. Assim, foi possível observar as transformações ocorridas no debate sobre raça no Brasil ao longo dos anos, as políticas públicas federais com foco nos cineastas negros e as mudanças próprias ao campo do cinema. As trajetórias investigadas indicam que apesar das estruturas racistas que marcam a formação do Brasil, esses realizadores mobilizam diferentes tipos de capitais e encontraram uma dimensão de agência para atuar em sua profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLigiaMunizRodrigues_Tese.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons