Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, ANA VICTÓRIA DE CARVALHO-
dc.date.accessioned2022-02-01T01:10:18Z-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2022-02-01T01:10:18Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21954-
dc.description.abstractThe university students need to adapt, acquire autonomy, and present appropriate coping skills and strategies for good psychosocial development and academic involvement. The present study aimed to evaluate the emotional regulation, academic social behaviors and academic involvement of university students. 292 students, aged between 18 and 59 years (M = 24.13 and SD = 6.94) participated in the study. Through an online form, the following instruments were used: Emotional Regulation Questionnaire (QRE), Academic Social Behaviors Inventory (ICSA) and Academic Involvement Scale (EEA). Descriptive and inferential quantitative statistical analyzes were performed, variance tests (ANOVA), Pearson's and Spearman's correlation tests were performed. The results indicated that the greater the level of emotional regulation of a student, the greater the probability of issuing academic social behaviors and academic involvement. Furthermore, was found a mediated effect of academic involvement on emotional regulation and undisciplined behavior in classroom. And from the results, the importance of further investigations and actions in the academic context is reaffirmed, which can serve as a basis for the design of interventions, as it is essential that higher education institutions offer the necessary assistance, with preventive and assistance measures.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-02-01T01:10:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Ana Victória de Carvalho Lima.pdf: 720917 bytes, checksum: d6969deafe66dd3465376e4809f221c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-01T01:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Ana Victória de Carvalho Lima.pdf: 720917 bytes, checksum: d6969deafe66dd3465376e4809f221c5 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectestudantes universitáriospt_BR
dc.subjectregulação emocionalpt_BR
dc.subjectenvolvimento, comportamentos sociaispt_BR
dc.titleREGULAÇÃO EMOCIONAL, COMPORTAMENTOS SOCIAIS ACADÊMICOS E ENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Simeão, Shirley de Sousa Silva-
dc.description.resumoOs estudantes precisam se adaptar, adquirir autonomia, apresentar habilidades e estratégias de enfrentamento adequadas para um bom desenvolvimento psicossocial e envolvimento acadêmico. O presente estudo objetivou avaliar a regulação emocional, os comportamentos sociais acadêmicos e o envolvimento acadêmico de estudantes universitários. Participaram 292 alunos, de idades entre 18 e 59 anos (M = 24,13 e DP = 6,94). Através de um formulário online, foram utilizados os instrumentos: Questionário de Regulação Emocional (QRE), Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA) e Escala de Envolvimento Acadêmico (EEA). Foram realizadas análises estatísticas quantitativas descritivas e inferenciais, os testes de variância (ANOVA), testes de correlação r de Pearson e de Spearman. Os resultados indicaram que quanto maior é o nível de regulação emocional, maior é a probabilidade de emissão de comportamentos sociais acadêmicos e de envolvimento acadêmico. Além disso, foi observado um efeito de mediação do envolvimento acadêmico na relação entre regulação emocional e o comportamento indisciplinado em sala de aula. E a partir dos achados, reafirma-se a importância de maiores investigações e ações no contexto acadêmico, podendo servir de base para o delineamento de intervenções, pois é fundamental que as instituições de ensino superior ofereçam a assistência necessária, com medidas preventivas e assistenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Victória de Carvalho Lima.pdf704,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons