Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPESSOA, BEATRIZ ARAÚJO-
dc.date.accessioned2022-02-02T10:04:10Z-
dc.date.available2023-12-09-
dc.date.available2022-02-02T10:04:10Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21967-
dc.description.abstractThe pandemic caused by coronavirus disease (COVID-19) significantly impacted the lives of a large part of the global population, negatively affecting not only physical, but mental health. Considering that the difficulty in managing emotions can cause and/or intensify psychological distress, an attempt was made to develop an intervention of emotion regulation targeting university students, a group that seems to present a certain susceptibility to mental illness, characteristic that can be accentuated in the pandemic scenario. Thus, an online intervention in the group format was carried out aiming to contribute to a more adaptive management of emotions and, consequently, to a better quality of life. It took place in a single session, structured considering four modules of the Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders (UP): psychoeducation, training for awareness of emotions, cognitive assessment and reassessment, and prevention of emotional avoidance. The intervention presented itself as an accessible way to reduce the psychological impacts of the current context experienced by the students, remaining a suggestion for the development of future actions involving emotional regulation interventions and researches aimed at this group, seeking to promote mental health beyond the pandemic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2022-02-02T10:04:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC VERSÃO FINAL_Beatriz.pdf: 469606 bytes, checksum: f3c42f1555e60b4f904fa191e676e6b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-02T10:04:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC VERSÃO FINAL_Beatriz.pdf: 469606 bytes, checksum: f3c42f1555e60b4f904fa191e676e6b7 (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde mental,pt_BR
dc.subjectRegulação Emocional,pt_BR
dc.subjectGrupospt_BR
dc.titleREGULAÇÃO EMOCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Simeão, Shirley de Souza Silva-
dc.description.resumoA pandemia do Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) impactou de forma significativa a vida de grande parte da população, afetando negativamente não só a saúde física, mas a saúde mental. Considerando que a dificuldade no manejo das emoções pode provocar e/ou intensificar o sofrimento psíquico, buscou-se desenvolver uma intervenção de regulação emocional tendo como alvo estudantes universitários, grupo este que parece apresentar, em função do contexto e natureza das vivências, uma certa suscetibilidade ao adoecimento mental, característica que pode ser acentuada frente ao cenário pandêmico. Assim, foi realizada uma intervenção online na modalidade grupal com o objetivo de contribuir para o manejo mais adaptativo das emoções e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida. Ela ocorreu a partir de uma única sessão, estruturada considerando quatro módulos do Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of Emotional Disorders (UP): psicoeducação, treinamento para consciência das emoções, avaliação e reavaliação cognitivas e prevenção da evitação emocional. Acredita-se que esta proposta de intervenção se apresentou como uma possibilidade para amenizar os impactos psicológicos do contexto atual vivenciado pelas estudantes, sendo interessante o desenvolvimento de ações futuras envolvendo pesquisas e intervenções de regulação emocional voltadas para esse grupo, buscando a promoção da saúde mental para além da pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL_Beatriz.pdf458,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons