Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21998Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Arthur de Albuquerque Meira de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-02-03T17:40:07Z | - |
| dc.date.available | 2021-11-23 | - |
| dc.date.available | 2022-02-03T17:40:07Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21998 | - |
| dc.description.abstract | From Latin, palimpsestus: “what is scratched to write again”. Here, inferred from this medieval technique, a poetic work is given by name: a copy of the novel Memórias do Cárcere, by Graciliano Ramos, and another of The Undergrounds of the Vatican, by André Gide, were taken to suffer, on each page, suppressions in the body of the text. From the fragments, kept together only by the respective physical volumes of the specimens, two entirely different narratives result; formed in two artist books that make up the Palimpsest trilogy. One opens and the other closes the dissertation. Each one appears, in its own moment, alternating with the dissertation text of a research that, under the signs of the foreigner, trauma, testimony and anomie, comments on passages from the Book of books and ends up in the literary legacies of the last great war. Enclave, the artist's third book (with copyrighted image and text), shares this path. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-01-18T14:04:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf: 18599043 bytes, checksum: ec332ee958e2b372bdc10f8a0d2b037d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-03T17:40:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf: 18599043 bytes, checksum: ec332ee958e2b372bdc10f8a0d2b037d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-03T17:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf: 18599043 bytes, checksum: ec332ee958e2b372bdc10f8a0d2b037d (MD5) Previous issue date: 2021-07-09 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Livro de artista | pt_BR |
| dc.subject | Palimpsesto | pt_BR |
| dc.subject | Bíblia | pt_BR |
| dc.subject | Enclave | pt_BR |
| dc.subject | Guerra | pt_BR |
| dc.subject | Artist book | pt_BR |
| dc.subject | Palimpsest | pt_BR |
| dc.subject | Bible | pt_BR |
| dc.subject | War | pt_BR |
| dc.title | Palimpsesto desde amanhã – um enclave – na partilha | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Marcelo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6084145430475487 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2940864771071507 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Do latim, palimpsestus: “o que se raspa para escrever de novo”. Aqui, depreendido desta técnica medieval, se dá por nome a um fazer poético: um exemplar do romance Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, e outro de Os subterrâneos do Vaticano, de André Gide, foram tomados para sofrer, a cada página, supressões no corpo do texto. Dos fragmentos, mantidos em conjunto apenas pelos respectivos volumes físicos dos exemplares, resultam duas narrativas inteiramente outras; conformadas em dois livros de artista que compõem a trilogia Palimpsesto. Um abre e o outra fecha a dissertação. Cada um aparece, a seu momento, alternando-se com o texto dissertativo de uma pesquisa que, sob os signos do estrangeiro, do trauma, do testemunho e da anomia, comenta passagens do Livro dos livros e se encerra nas heranças literárias da última grande guerra. De nome Enclave, o terceiro livro de artista (de imagem e texto autorais), divide tal caminho. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf | 18,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
