Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Arthur de Albuquerque Meira de-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:40:07Z-
dc.date.available2021-11-23-
dc.date.available2022-02-03T17:40:07Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21998-
dc.description.abstractFrom Latin, palimpsestus: “what is scratched to write again”. Here, inferred from this medieval technique, a poetic work is given by name: a copy of the novel Memórias do Cárcere, by Graciliano Ramos, and another of The Undergrounds of the Vatican, by André Gide, were taken to suffer, on each page, suppressions in the body of the text. From the fragments, kept together only by the respective physical volumes of the specimens, two entirely different narratives result; formed in two artist books that make up the Palimpsest trilogy. One opens and the other closes the dissertation. Each one appears, in its own moment, alternating with the dissertation text of a research that, under the signs of the foreigner, trauma, testimony and anomie, comments on passages from the Book of books and ends up in the literary legacies of the last great war. Enclave, the artist's third book (with copyrighted image and text), shares this path.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-01-18T14:04:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf: 18599043 bytes, checksum: ec332ee958e2b372bdc10f8a0d2b037d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-03T17:40:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf: 18599043 bytes, checksum: ec332ee958e2b372bdc10f8a0d2b037d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T17:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf: 18599043 bytes, checksum: ec332ee958e2b372bdc10f8a0d2b037d (MD5) Previous issue date: 2021-07-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro de artistapt_BR
dc.subjectPalimpsestopt_BR
dc.subjectBíbliapt_BR
dc.subjectEnclavept_BR
dc.subjectGuerrapt_BR
dc.subjectArtist bookpt_BR
dc.subjectPalimpsestpt_BR
dc.subjectBiblept_BR
dc.subjectWarpt_BR
dc.titlePalimpsesto desde amanhã – um enclave – na partilhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Coutinho, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084145430475487pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2940864771071507pt_BR
dc.description.resumoDo latim, palimpsestus: “o que se raspa para escrever de novo”. Aqui, depreendido desta técnica medieval, se dá por nome a um fazer poético: um exemplar do romance Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, e outro de Os subterrâneos do Vaticano, de André Gide, foram tomados para sofrer, a cada página, supressões no corpo do texto. Dos fragmentos, mantidos em conjunto apenas pelos respectivos volumes físicos dos exemplares, resultam duas narrativas inteiramente outras; conformadas em dois livros de artista que compõem a trilogia Palimpsesto. Um abre e o outra fecha a dissertação. Cada um aparece, a seu momento, alternando-se com o texto dissertativo de uma pesquisa que, sob os signos do estrangeiro, do trauma, do testemunho e da anomia, comenta passagens do Livro dos livros e se encerra nas heranças literárias da última grande guerra. De nome Enclave, o terceiro livro de artista (de imagem e texto autorais), divide tal caminho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArthurDeAlbuquerqueMeiraDeAraújo_Dissert.pdf18,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons