Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Vitor Mendes de-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:58:35Z-
dc.date.available2021-10-24-
dc.date.available2022-02-03T17:58:35Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22006-
dc.description.abstractThe algorithm concept means as set of instruction to resolve one logic problem. This work aims to apply this concept in the analysis and composition based in Direct Instruction. The Direct Instruction is type of score in the form of verbal instruction form, used by describle the performing action or to indicate compositional operation. As a metodology we presents a formal discussion, based in the bibliographical survey about the concept of algorithm and musical notation, comparing them and establishing their similarities or differences. In addition to this, we analyze the main idiomatic aspects of the Direct Instruction from case studies: a) the four brazilian pieces from the 1960s, verify their formal notation aspects and b) four brazilian pieces from the 2000s, interviewing her composers, discussing the creative process based on Direct Instruction. At the end of reasearch we present as an application in the composition of seven pieces based the concepts studied.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-01-24T19:43:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VitorMendesDeOliveira_Dissert.pdf: 7584514 bytes, checksum: 25b1454f4992365578fe1055ad695bee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-03T17:58:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VitorMendesDeOliveira_Dissert.pdf: 7584514 bytes, checksum: 25b1454f4992365578fe1055ad695bee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T17:58:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VitorMendesDeOliveira_Dissert.pdf: 7584514 bytes, checksum: 25b1454f4992365578fe1055ad695bee (MD5) Previous issue date: 2021-08-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectPartitura de instrução diretapt_BR
dc.subjectNotação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectMusical compositionpt_BR
dc.subjectAlgorithmpt_BR
dc.subjectDirect instructionpt_BR
dc.subjectBrazilian piecespt_BR
dc.subjectMusical notationpt_BR
dc.titleUm estudo do conceito de algoritmo aplicado à composição de partituras de instrução diretapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Valério Fiel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177466124567380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8060193457567078pt_BR
dc.description.resumoO conceito de algoritmo pode ser definindo enquanto um conjunto de instruções utilizadas para solução de um problema lógico. Este trabalho visa a aplicar este conceito na análise e composição musical baseada em Instrução Direta. A Instrução Direta é um tipo de partitura escrita em forma de instrução verbal, utilizada para descrever a ação performática ou indicar operações composicionais. Como metodologia apresentamos uma discussão formal, baseada em um levantamento bibliográfico, sobre o conceito de algoritmo e de notação musical. Com o objetivo de comparar a ideia de algoritmo com Instrução Direta, estabelecendo equivalências e diferenças conceituais. Além de analisarmos os principais aspectos idiomáticos da partitura de Instrução Direta a partir do estudos de casos de a) quatro peças brasileiras dos anos 1960, verificando seus os aspectos formais notacionais e b) quatro peças brasileiras dos anos 2000, entrevistando seus (as) compositores(as), discutindo sobre o processos criativo baseado em Instrução Direta. No final desta pesquisa apresentamos como aplicação a criação de sete composições baseadas nos conceitos estudados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VitorMendesDeOliveira_Dissert.pdf7,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons