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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22007
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Caroline Sandrise dos Santos-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:59:46Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2022-02-03T17:59:46Z-
dc.date.issued2019-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22007-
dc.description.abstractThe creation of imaginary societies to supply the real needs is a characteristic of human beings. Therefore, it is common to f ind literary works that present us true earthly paradises in their plots, places that are full of everything that is scarce for the majority of the population in the real world, such as Cocanha and São Saruê. Stories about Cocanha, a country designed by th e medieval imagination, where who sleeps the most earns the most, circulated orally around Europe in the mid 12th century and were set in the Fabliau da Cocanha in the 13th century. Similarly, in northeastern of Brazil, the country of São Saruê, the best p lace in the world, appears in the cordel leaflets. Thus, this dissertation, with a qualitative approach, aims to analyze the Fabliau da Cocanha comparatively, the leaflets Viagem a São Saruê (1956), by Manoel Camilo dos Santos, O pé de macaxeira rosa do pa ís São Saruê (s/d), Um passeio a São Saruê (1974) and O sonho de um poeta no país São Saruê (s/d), by José Costa Leite, As terra de São Saruê (1976), by Minelvino Francisco Silva, Passeio em São Merdoê (s/d), by Manoel Messias Belizario Neto, Viagem ao paí s de São Cornélio (2001), by Klévisson Viana, and Viagem à Santa Vontade (2008), by Maria Godelivie, using the theoretical precepts of Discursive Tradition (DT) to investigate how the narrative about Cocanha resignifies itself according to the cultural con text in which it operates, as well as the structural recurrences presented in the cordel leaflets that have as their theme the country of São Saruê. To support our discussion, we use the following bibliography: Abreu (1993, 2006), Ayala (1997, 2010, 2016), Franco Junior (1998a, 1998b), Kabatek (2006), Le Goff (2009), Longhin (2014) and Terra (1983).pt_BR
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-03T17:59:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CarolineSandriseDosSantosMaia_Dissert.pdf: 1965869 bytes, checksum: d45708f1c1ffe8734872fb27b7fde5ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T17:59:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CarolineSandriseDosSantosMaia_Dissert.pdf: 1965869 bytes, checksum: d45708f1c1ffe8734872fb27b7fde5ab (MD5) Previous issue date: 2019-08-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCocanhapt_BR
dc.subjectSão Saruêpt_BR
dc.subjectFolheto de cordelpt_BR
dc.subjectParaíso terrestrept_BR
dc.subjectTradição discursivapt_BR
dc.subjectCordel leafletpt_BR
dc.subjectEarthly paradisept_BR
dc.subjectDiscursivept_BR
dc.titlePaís de São Saruê: o paraíso terrestre na literatura de folhetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ayala, Maria Ignez Novais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271134174540855pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3364601587597431pt_BR
dc.description.resumoA criação de sociedades imaginárias, para suprir as necessidades reais, é uma característica dos seres humanos. Por isso, é comum encontrarmos obras literárias que nos apresentam a verdadeiros paraísos ter restres em seus enredos, lugares abundantes em tudo que é escasso para a maioria da população no mundo real, como a Cocanha e São Saruê. Histórias sobre a Cocanha, um país concebido pela imaginação medieval, onde quem mais dorme mais ganha, circularam oral mente pela Europa na metade do século XII e foram fixadas no Fabliau da Cocanha no século XIII. Do mesmo modo, no Nordeste do Brasil, o país de São Saruê, o melhor lugar do mundo, aparece nos folhetos de cordel. Desse modo, esta dissertação, de abordagem q ualitativa, tem o objetivo de analisar comparativamente o Fabliau da Cocanha , os folhetos Viagem a São Saruê (1956), de Manoel Camilo dos Santos, O pé de macaxeira rosa do país São Saruê (s/d), Um passeio a São Saruê (1974) e O sonho de um poeta no país Sã o Saruê (s/d), de José Costa Leite, As terra de São Saruê ( 1976), de Minelvino Francisco Silva, Passeio em São Merdoê (s/d), de Manoel Messias Belizario Neto, Viagem ao país de São Cornélio (2001), de Klévison Viana, e Viagem à Santa Vontade (2008), de Mar ia Godelivie, utilizando os preceitos teóricos da Tradição Discursiva (TD), para investigar como a narrativa sobre a Cocanha se ressignifica de acordo com o contexto cultural em que se insere, assim como as recorrências estruturais apresentadas nos folheto s de cordel que possuem como tema o país de São Saruê. Para embasar nossa discussão, utilizamos a seguinte bibliografia: Abreu (1993, 2006), Ayala (1997, 2010, 2016), Franco Júnior (1998a, 1998b), Kabatek (2006), Le Goff (2009), Longhin (2014) e Terra (198 3).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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