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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22008
Tipo: Dissertação
Título: Letramento crítico e atividade docente: ensino de língua inglesa para pessoas com deficiência visual
Autor(es): Moreira, Francisca Raquel Alves
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: Cada ser humano é dotado de particularidades específicas e, como seres sociais, complexos e dinâmicos (MOITA LOPES, 2006, 2009), devem ser respeitados, considerando-se suas diferenças. Quando pensamos em inclusão, não podemos separá-la das diferenças inerentes às pessoas e, cabe aos professores e demais agentes envolvidos no processo educativo, ter a sensibilidade de conhecer seus alunos de forma que possam promover sua inclusão nas instituições de ensino (SKLIAR, 2006). Nesta dissertação, tomamos como foco um contexto de ensino de Língua Inglesa para alunos com deficiência visual e defendemos que o desenvolvimento do pensamento crítico (FREIRE, 2020 [1968]) é essencial em um mundo marcado pelo imediatismo que permeia no cotidiano. Nossos dias estão repletos de redes sociais, postagens, novas mensagens, informações que compartilhamos, curtimos e seguimos, saber se posicionar crítica e linguisticamente nos mais diversos espaços é uma demanda social que as escolas devem atender. Neste sentido, nosso estudo tem o objetivo de investigar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de uma entrevista de autoconfrontação simples, em um contexto de ensino para alunos com deficiência visual. Utilizamos como instrumento metodológico para geração de dados uma entrevista de autoconfrontação (CLOT, 2006, 2010) com uma professora de Língua Inglesa de uma instituição de ensino especializada. Assim, interpretamos e analisamos os dados com base no aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, uma vez que este defende a linguagem como ponto central para o desenvolvimento humano (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Basendo-se no recorte de 25 excertos, a análise aponta para a) a importância das práticas de letramento crítico em sala de aula para o desenvolvimento da criticidade dos alunos com deficiência visual, pois eles podem transformar suas realidades; b) as inúmeras possibilidades que surgem em meio às adversidades implicadas no contexto de deficiência visual e, por fim, c) o desenvolvimento profissional e transformações que constituem e caracterizam a complexidade da atividade docente.
Abstract: Every human being is gifted with specific particularities and, as social beings, they are complex and dynamic (MOITA LOPES, 2006, 2009), they deserve respect, considering their differences. When we think about inclusion, we cannot separate it from people's inherent differences, and it is up to teachers and other educational professionals implicated in the learning and teaching process to have the sensibility of knowing their students in a way which they can promote their inclusion in schools (SKLIAR, 2006). In the present dissertation, we have focused on the context of teaching English to visually impaired students and we defend that the critical thinking development (FREIRE, 2020 [1968]) is essential in this world marked by the immediacy that prevails on the daily life. Our days are full of social medias, posts, new messages, information that we share, like and follow, so knowing how to position ourselves in a critical and linguistic way in various spaces is a social demand that schools must fulfill. In this sense, our study aims at investigating how the learning and teaching process of English occurs, based on a self-confrontation interview, in a context of visually impaired students. As methodological instrument, we used a self-confrontation interview (CLOT, 2006, 2010) of an English teacher from a specialized educational institution. Thus, we have interpreted and analyzed our data based on the Sociodiscursive Interactionism theoretical framework (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), for it defends the language as an essential part in human development. Based on the analysis of 25 excerpts, the most relevant results indicate to a) the relevance of critical literacy practices in classrooms in order to develop criticality among visually impaired students, because they can transform their realities; b) the uncountable possibilities that emerge from the adversities involved in the visually impaired students' context and, finally, c) the professional development and transformation that compose and characterize the complexity of the teacher's work.
Palavras-chave: Linguística aplicada
Interacionismo sociodiscursivo
Atividade docente
Clínica da atividade
Língua inglesa
Deficiência visual
Applied linguistics
Sociodiscursive interactionism
Clinic of activity
Teacher’s work
Teaching english
Visual impairment
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22008
Data do documento: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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