Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Aniely Walesca Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-03T18:16:20Z-
dc.date.available2021-10-14-
dc.date.available2022-02-03T18:16:20Z-
dc.date.issued2021-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22026-
dc.description.abstractLe poème épique La Chanson de Roland, écrit au milieu du XIe siècle, raconte du conflit entre l’armée franque et les Sarrasins, qui s’est déroulé dans déffilés de Roncesvaux, provoquant la mort de Roland et des Douze Pairs de France. Comme il s'agit d'un récit de nature épique et guerrière, le thème de la mort joue un rôle fondamental dans le destin des personnages et dans l'issue de l'histoire. Face à ce qui précède, l'objectif de cette recherche est d'analyser et de classifier les types de mort dans l'oeuvre La Chanson de Roland, dans la version d'Oxford, en utilisant comme support théorique les études de Michel Vovelle (1996), Philippe Ariès (2017) et Jean-Pierre Vernant (1978), en comprenant le système de valeurs, les croyances, les expressions et les gestes dans les attitudes des personnages devant la mort, en considérant les aspects religieux, historiques et sociaux. Nous nous appuyons également sur les études de Goff (1984), Herman Braet (1980), Werner Verbeke (1996), Erich Auerbach (1971), Roger Chartier (2007), Jean- Doufournet (1993), Jean- Claude Schmitt (1999), entre autres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-03T13:08:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnielyWalescaOliveiraSantiago_Dissert.pdf: 1171637 bytes, checksum: 62d1c2e3a4178d9cc215475bc4fe59d2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-03T18:16:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnielyWalescaOliveiraSantiago_Dissert.pdf: 1171637 bytes, checksum: 62d1c2e3a4178d9cc215475bc4fe59d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-03T18:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnielyWalescaOliveiraSantiago_Dissert.pdf: 1171637 bytes, checksum: 62d1c2e3a4178d9cc215475bc4fe59d2 (MD5) Previous issue date: 2021-06-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLa Chanson de Rolandpt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectLiteratura medievalpt_BR
dc.subjectMortpt_BR
dc.subjectLittérature médiévalept_BR
dc.titleOs tipos de morte na Chanson de Rolandpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575989061010448pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2205166751336175pt_BR
dc.description.resumoO poema épico La Chanson de Roland, escrito em meados do século XI, versa sobre o conflito entre o exército franco e os sarracenos, ocorrido no desfiladeiro de Roncesvales, resultando na morte de Roland e os Doze Pares de França. Por se tratar de uma narrativa de natureza épica e guerreira, a temática da morte exerce um papel fundamental no destino dos personagens e no desfecho da história. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa consiste em analisar e classificar os tipos de morte na obra La Chanson de Roland, na versão de Oxford, utilizando como suporte teórico os estudos de Michel Vovelle (1996), Philippe Ariès (2017) e Jean-Pierre Vernant (1978), compreendendo o sistema de valores, crenças, expressões e gestos nas atitudes dos personagens diante da morte, considerando os aspectos religiosos, históricos e sociais. Apoiamo-nos ainda nos estudos de Le Goff (1984), Guillaume Picot (1972), Michel Zink (1992), Erich Auerbach (1971), Paul Zumthor (2005), Jean- Doufournet (1993), Jean- Claude Schmitt (1999), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnielyWalescaOliveiraSantiago_Dissert.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons