Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jéssica Cardoso-
dc.date.accessioned2022-02-08T16:30:04Z-
dc.date.available2022-02-04-
dc.date.available2022-02-08T16:30:04Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22053-
dc.description.abstractThis Course Completion Work (TCC) presents the results of a research carried out with a teacher who has been playing music for eight years at a school without accompanying adult family members in the classroom. The general objective of the work was to understand how baby music teachers plan their classes, and carry them out, without the presence of accompanying adult family members or other music teachers in the classroom, and as specific objectives to understand how the teacher organizes the class, as well as analyzing the materials and strategies used, and finally, understanding the challenges and possibilities present in this context. The research was carried out through a qualitative case study with a teacher who works by musicalizing babies in school nurseries. The tools used for data collection were the semi-structured interview and observations of the records, in video and photography, of Professor X's class. Among several aspects, the interpretation of the data obtained showed that the strategies developed by Professor X create possibilities for musicalization of babies in nursery. Thus, Professor X plans and teaches her music classes for babies considering the school's resources, the inclusion of the caregiver and the use of playfulness, socialization and affection as the main tool.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-08T16:30:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS04022022.pdf: 660069 bytes, checksum: 0c6c53dcf260872d7d881b1c8a55bb3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-08T16:30:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS04022022.pdf: 660069 bytes, checksum: 0c6c53dcf260872d7d881b1c8a55bb3c (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectMúsica e bebêspt_BR
dc.titleMusicalização para bebês: atuação solo de uma professora em sala de aula.pt_BR
dc.title.alternativeMusicalization for babies: solo performance of a teacher in the classroom.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carla Pereira dos-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta resultados de uma pesquisa realizada com uma professora que atua há oito anos musicalizando bebês em escola sem familiares adultos acompanhantes em sala de aula. O trabalho teve como objetivo geral compreender como os professores de música para bebês planejam suas aulas, e realizam-nas, sem a presença de familiares adultos acompanhantes ou outros professores de música na sala de aula, e como objetivos específicos compreender como o professor organiza a aula, assim como analisar os materiais e estratégias utilizadas, e por fim, entender os desafios e as possibilidades presentes nesse contexto. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso qualitativo com uma professora que atua musicalizando bebês em berçários-escola. As ferramentas utilizadas para a coleta dos dados foram a entrevista semiestruturada e observações dos registros, em vídeo e fotografia, da aula da Professora X. Entre vários aspectos, a interpretação dos dados obtidos mostrou que as estratégias desenvolvidas pela Professora X montam possibilidades para a musicalização de bebês em berçário. Assim, a Professora X planeja e ministra suas aulas de música para bebês considerando os recursos da escola, a inclusão da cuidadora e a utilização da ludicidade, socialização e afetividade como principal ferramenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAEEBA,Salvador, v. 22, n 40, p. 95 -103, 2013. BEE, Helen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: ARTMED,2011. BEYER, Esther. As “preferências” musicais dos bebês de zero a 15 meses. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 14. 2003, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/ANPPOM_2003.pdf. Acesso em: 17 set. 2021. BEYER, Esther. Interagindo com a música desde o berço: um estudo sobre o desenvolvimento musical de bebês de 0 a 24 meses. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 13, 2001, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2001. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anppom_2001_2.pdf. Acesso em: 04 dez. 2021. BEYER, Esther. Os múltiplos caminhos da cognição musical: algumas reflexões sobre seu desenvolvimento na primeira infância. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 3, n. 3, p. 9- 16, 1996. BROOCK, Angelita Maria Vander. Crianças na Universidade. In: ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita Maria Vander (Org.). Música e Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 2013. p.147 – 166. CARNEIRO, Aline; PARIZZI, Betânia. Parentalidade intuitiva e musicalidade comunicativa; conceitos fundantes da educação musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 89 – 97, 2011. CORREA, Aruna Noal. Bebês produzem música? O brincar musical de bebês em berçário. 2013. 227f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2013. FERES, Josette S. M. Bebê, música e movimento: orientação para musicalização infantil. SãoPaulo: Editora do Autor, 1998. FREIRE, Ricardo Dourado; FREIRE, Sandra Ferraz. Planejamento na Educação Musical Infantil. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO, 18., 2008, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: UFBA, 2008. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2008/comunicas/COM383%20-%20Freire%20et%20al.pdf. Acesso em: 03 fev. 2022. GRINGS, Ana Francisca Schneider; HAAG, Arthur Ahrens. Música para bebês na Creche da UFRGS: relato de experiência de um projeto de extensão. In: XVIII ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 18., 2018, Santa Maria. Anais eletrônicos [...]. Santa Maria: UFSM, 2018. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersul/v3/index.html. Acesso em: 03 fev. 2022. ILARI, Beatriz Senoi. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, n. 7, p. 83 - 90, 2002. ILARI, Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 9, n. 9, p. 7-16, 2003. JABER, Maíra dos Santos. O bebê e a música: sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal. 2013. 136f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Música, UFRJ, Rio de Janeiro,2013. MADALOZZO, Vivian Agnolo; MADALOZZO, Tiago. Planejamento na Musicalização Infantil. In: ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita Maria Vander (Org.). Música e Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 2013. p. 167 – 190. MUSICALIZAR. In: DICIO: Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2021. Disponível em: https://www.dicio.com.br/trabalho/. Acesso em: 25 nov. 2021. PALHEIROS, Graça Boal; BOURSCHEIDT, Luís. Jos Wuytack pedagogia musical ativa. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: IBPEX, 2011. p. 305-341. PARIZZI, Maria Betânia. O canto espontâneo da criança de zero a seis anos: dos balbucios às canções transcendentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 15, n.15, p. 39-49, 2006. PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. RODRIGUES, Helena. Aspectos sobre desenvolvimento musical de recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar segundo a perspectiva de Edwin Gordon. Cadernos de educação de infância, Lisboa, n. 53, p. 31-37, 2000. SANTOS, Marcy de Lima. As características musicais da comunicação entre adulto e bebê esuas implicações no desenvolvimento cognitivo musical da criança no primeiro ano de vida. 2013. 114f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Música, UFMG, Belo Horizonte, 2013. SOARES, Cíntia Vieira da Silva. Música na creche: possibilidades de musicalização de bebês. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 20, n. 20, p. 79 – 88, 2008. SOUZA, Letícia Caroline. Estratégias Pedagógicas em uma Turma de Musicalização Infantil Inclusiva. 2018. 161f. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Música, UFMG, Belo Horizonte, 2018. WILLE, Regiana Blank; ALVES, Angelita; SCHUMANN, Mirian; NEIVERT, Cássia; RIBEIRO, Cristiane. Musicalização para bebês na UFPEL: novas possibilidades. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO, 24., 2014, Montenegro. Anais [...]. Montenegro: Fundarte, 2014. p. 340 – 344.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCS04022022.pdf644,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons