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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Jéssica Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T16:30:04Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04 | - |
dc.date.available | 2022-02-08T16:30:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22053 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work (TCC) presents the results of a research carried out with a teacher who has been playing music for eight years at a school without accompanying adult family members in the classroom. The general objective of the work was to understand how baby music teachers plan their classes, and carry them out, without the presence of accompanying adult family members or other music teachers in the classroom, and as specific objectives to understand how the teacher organizes the class, as well as analyzing the materials and strategies used, and finally, understanding the challenges and possibilities present in this context. The research was carried out through a qualitative case study with a teacher who works by musicalizing babies in school nurseries. The tools used for data collection were the semi-structured interview and observations of the records, in video and photography, of Professor X's class. Among several aspects, the interpretation of the data obtained showed that the strategies developed by Professor X create possibilities for musicalization of babies in nursery. Thus, Professor X plans and teaches her music classes for babies considering the school's resources, the inclusion of the caregiver and the use of playfulness, socialization and affection as the main tool. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-08T16:30:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS04022022.pdf: 660069 bytes, checksum: 0c6c53dcf260872d7d881b1c8a55bb3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-08T16:30:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCS04022022.pdf: 660069 bytes, checksum: 0c6c53dcf260872d7d881b1c8a55bb3c (MD5) Previous issue date: 2021-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.subject | Música e bebês | pt_BR |
dc.title | Musicalização para bebês: atuação solo de uma professora em sala de aula. | pt_BR |
dc.title.alternative | Musicalization for babies: solo performance of a teacher in the classroom. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Carla Pereira dos | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta resultados de uma pesquisa realizada com uma professora que atua há oito anos musicalizando bebês em escola sem familiares adultos acompanhantes em sala de aula. O trabalho teve como objetivo geral compreender como os professores de música para bebês planejam suas aulas, e realizam-nas, sem a presença de familiares adultos acompanhantes ou outros professores de música na sala de aula, e como objetivos específicos compreender como o professor organiza a aula, assim como analisar os materiais e estratégias utilizadas, e por fim, entender os desafios e as possibilidades presentes nesse contexto. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso qualitativo com uma professora que atua musicalizando bebês em berçários-escola. As ferramentas utilizadas para a coleta dos dados foram a entrevista semiestruturada e observações dos registros, em vídeo e fotografia, da aula da Professora X. Entre vários aspectos, a interpretação dos dados obtidos mostrou que as estratégias desenvolvidas pela Professora X montam possibilidades para a musicalização de bebês em berçário. Assim, a Professora X planeja e ministra suas aulas de música para bebês considerando os recursos da escola, a inclusão da cuidadora e a utilização da ludicidade, socialização e afetividade como principal ferramenta. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação. Revista da FAEEBA,Salvador, v. 22, n 40, p. 95 -103, 2013. BEE, Helen; BOYD, Denise. A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: ARTMED,2011. BEYER, Esther. As “preferências” musicais dos bebês de zero a 15 meses. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 14. 2003, Porto Alegre. Anais eletrônicos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2003. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/ANPPOM_2003.pdf. Acesso em: 17 set. 2021. BEYER, Esther. Interagindo com a música desde o berço: um estudo sobre o desenvolvimento musical de bebês de 0 a 24 meses. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 13, 2001, Belo Horizonte. Anais eletrônicos [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2001. Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anppom_2001_2.pdf. Acesso em: 04 dez. 2021. BEYER, Esther. Os múltiplos caminhos da cognição musical: algumas reflexões sobre seu desenvolvimento na primeira infância. 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dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
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