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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22054
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Leandro Charles da Silva-
dc.date.accessioned2022-02-08T17:15:49Z-
dc.date.available2022-02-07-
dc.date.available2022-02-08T17:15:49Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22054-
dc.description.abstractThis course completion work presents a documental analysis carried out in the work “Principios harmônicos de los sonidos atractivos y atraídos (aplicados a la guitarra), by the Italian composer, based in Brazil, Guido Santórsola (1904 - 1994). The copy in which the work was developed was sent to me by guitarist and professor Orlando Fraga, and it is a dense manuscript and never published by any editorial means, so that few copies of the manuscript have survived time. The method was written by Santórsola in 1970 and 1971 in the city of Montevideo, Uruguay, and was presented to guitarist and teacher Isaias Sávio (1900 – 1977) to work with his regular students and in seminars aimed at the guitarist audience. As it is a qualitative research, my work methodology was based solely on research and/or document analysis. Where, in addition to the Santórsola method, I complemented my research with a broad bibliographic survey in books, articles, event proceedings, dissertations, theses and other matters directly linked to the work and/or author in question. For the specific analysis of the method, I adopted the process of document organization and analysis based on five categories and/or analytical dimensions suggested by Cellard (2008) and Penna (2015), which are: 1st the context, 2nd the author, 3rd the authenticity and the reliability of the text, 4th the nature of the text and 5th the key concepts and the internal logic of the text.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-08T17:15:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCSO07022022.pdf: 315578 bytes, checksum: 912eb1be667419e619b485ce397a6e5f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Teoriapt_BR
dc.subjectViolão - Harmoniapt_BR
dc.subjectGuido Santórsola, 1904-1994 - Compositorpt_BR
dc.subjectHarmonia e melodiapt_BR
dc.titleHarmonia aplicada ao violão: análise da obra "Principios armónicos de los sonidos atractivos y atraídos (aplicados a la guitarra)" de Guido Santórsola.pt_BR
dc.title.alternativeHarmony applied to the guitar: analysis of Guido Santórsola's work "Principios harmónicos de los sonidos atractivos y attractives (applied to the guitar)".pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Fábio Henrique Gomes-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise documental realizada na obra “Principios harmónicos de los sonidos atractivos y atraídos (aplicados a la guitarra), do compositor italiano, radicado no Brasil, Guido Santórsola (1904 - 1994). O exemplar ao qual foi desenvolvido o trabalho me foi enviado pelo violonista e professor Orlando Fraga, e trata-se de um manuscrito denso e nunca publicado por nenhum meio editorial, de forma que poucos exemplares do manuscrito sobreviveram ao tempo. O método foi escrito por Santórsola no ano de 1970 e 1971 na cidade de Montevidéu no Uruguai, e foi presenteado ao professor e violonista Isaias Sávio (1900 – 1977) para que fosse trabalhado com seus alunos regulares e em seminários voltados ao público violonista. Com isso, por se tratar de uma pesquisa qualitativa, a minha metodologia de trabalho foi fundamentada unicamente na pesquisa e/ou análise documental. Onde, além do método do Santórsola, complementei a minha pesquisa com um amplo levantamento bibliográfico em livros, artigos, anais de eventos, dissertações, teses e outros matériais ligados diretamente com a obra e/ou autor em questão. Para a análise especifica do método adotei o processo de organização e análise documental fundamentado em cinco categorias e/ou dimensões analíticas sugeridas por Cellard (2008) e Penna (2015), que são: 1º o contexto, 2º o autor, 3º a autenticidade e a confiabilidade do texto, 4º a natureza do texto e 5º os conceitos-chave e a lógica interna do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
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dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
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