Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Leandro Charles da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T17:15:49Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07 | - |
dc.date.available | 2022-02-08T17:15:49Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22054 | - |
dc.description.abstract | This course completion work presents a documental analysis carried out in the work “Principios harmônicos de los sonidos atractivos y atraídos (aplicados a la guitarra), by the Italian composer, based in Brazil, Guido Santórsola (1904 - 1994). The copy in which the work was developed was sent to me by guitarist and professor Orlando Fraga, and it is a dense manuscript and never published by any editorial means, so that few copies of the manuscript have survived time. The method was written by Santórsola in 1970 and 1971 in the city of Montevideo, Uruguay, and was presented to guitarist and teacher Isaias Sávio (1900 – 1977) to work with his regular students and in seminars aimed at the guitarist audience. As it is a qualitative research, my work methodology was based solely on research and/or document analysis. Where, in addition to the Santórsola method, I complemented my research with a broad bibliographic survey in books, articles, event proceedings, dissertations, theses and other matters directly linked to the work and/or author in question. For the specific analysis of the method, I adopted the process of document organization and analysis based on five categories and/or analytical dimensions suggested by Cellard (2008) and Penna (2015), which are: 1st the context, 2nd the author, 3rd the authenticity and the reliability of the text, 4th the nature of the text and 5th the key concepts and the internal logic of the text. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-08T17:15:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCSO07022022.pdf: 315578 bytes, checksum: 912eb1be667419e619b485ce397a6e5f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-08T17:15:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCSO07022022.pdf: 315578 bytes, checksum: 912eb1be667419e619b485ce397a6e5f (MD5) Previous issue date: 2021-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Teoria | pt_BR |
dc.subject | Violão - Harmonia | pt_BR |
dc.subject | Guido Santórsola, 1904-1994 - Compositor | pt_BR |
dc.subject | Harmonia e melodia | pt_BR |
dc.title | Harmonia aplicada ao violão: análise da obra "Principios armónicos de los sonidos atractivos y atraídos (aplicados a la guitarra)" de Guido Santórsola. | pt_BR |
dc.title.alternative | Harmony applied to the guitar: analysis of Guido Santórsola's work "Principios harmónicos de los sonidos atractivos y attractives (applied to the guitar)". | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Fábio Henrique Gomes | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise documental realizada na obra “Principios harmónicos de los sonidos atractivos y atraídos (aplicados a la guitarra), do compositor italiano, radicado no Brasil, Guido Santórsola (1904 - 1994). O exemplar ao qual foi desenvolvido o trabalho me foi enviado pelo violonista e professor Orlando Fraga, e trata-se de um manuscrito denso e nunca publicado por nenhum meio editorial, de forma que poucos exemplares do manuscrito sobreviveram ao tempo. O método foi escrito por Santórsola no ano de 1970 e 1971 na cidade de Montevidéu no Uruguai, e foi presenteado ao professor e violonista Isaias Sávio (1900 – 1977) para que fosse trabalhado com seus alunos regulares e em seminários voltados ao público violonista. Com isso, por se tratar de uma pesquisa qualitativa, a minha metodologia de trabalho foi fundamentada unicamente na pesquisa e/ou análise documental. Onde, além do método do Santórsola, complementei a minha pesquisa com um amplo levantamento bibliográfico em livros, artigos, anais de eventos, dissertações, teses e outros matériais ligados diretamente com a obra e/ou autor em questão. Para a análise especifica do método adotei o processo de organização e análise documental fundamentado em cinco categorias e/ou dimensões analíticas sugeridas por Cellard (2008) e Penna (2015), que são: 1º o contexto, 2º o autor, 3º a autenticidade e a confiabilidade do texto, 4º a natureza do texto e 5º os conceitos-chave e a lógica interna do texto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRADE, E.; FONSECA, J. Artista-Atleta: reflexões sobre a utilização do corpona performance dos instrumentos de cordas. Per Musi, Belo Horizonte, v. 2, p.118-128, 2000. ANTUNES, Gilson. Enrique Pinto. Violão Intercâmbio. São Paulo, v. 1, n. 8, p. 10-11,Nov/Dez. 1994. BARTOLONI, Giacomo. Violão: o instrumento da alma brasileira. São Paulo: Prismas, 2015. . Violão: A imagem que fez escola. São Paulo: 1900-1960. São Paulo, 2000. 204f. Tese (Doutorado em História). Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2000. . Harmonia Aplicada á Escrita Violonística. São Paulo: Manuscrito do autor, 1993. BOSMAN, Lance. Harmony for Guitar. New York: Musical New Service / Music Sale,1991. CAMARGO, Guilherme. A guitarra dos séculos XVII e XVIII em seus aspectos técnicos e estilístico-históricos através da tradução comentada e análise do Instruccion de Musicasobre la Guitarra Españolade Gaspar Sanz, 1697. São Paulo, 2015. 216f. Tese (Doutorado em Música) Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, São Paulo, 2015. CARDOSO, João. A Técnica violonística: um estudo das convergências e divergências nos métodos de ensino no decorrer da história do violão. Goiânia, 2015. 157f. Dissertação (Mestrado em Música) Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2015. CASSAPIAN, Marina Redekop; PELLENZ, Claudia Chaguri de O. Doenças Ocupacionais e sua Prevenção em Estudantes de Música – Realidade de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba. Música Hodie, Goiânia. v. 10, n. 2, p. 91-107, 2010. CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. COSTA, Cristina. Contribuições da ergonomia à saúde do musico: Considerações sobre a dimensão física do fazer musical. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 53-63, 2005. . Saúde do músico: percursos e contribuições ao tema no Brasil. Opus, Goiânia, v. 21, n. 3, p. 183-208, 2015. . ABRAHÃO, Júlia Issy. Quando o tocar dói: um olhar ergonômico sobre o fazer musical. Per Musi, Belo Horizonte, n.10, p.60-79, 2004. DEL, Luciana Del; SOUZA, Jusamara. Pesquisa em Educação Musical e suas interações com a sociedade: um balanço da produção da ABEM. In: ENCONTRO ANUAL DAASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA ANPPOM, 17. 2007. São Paulo. Anais [... ]. São Paulo: UNESP, 2007. DIAS, Gustavo. O Papel do Contraponto no Desenvolvimento da Harmonia: uma abordagem a partir do baixo contínuo italiano no século XVII. Campinas, 2015. 2013 f. Tese (Doutorado em Música) Universidade Estadual de Campinas Instituto de Artes, Campinas, 2015. DOURADO, Henrique. Dicionário de termos e expressões musicais. São Paulo: Editora 34, 2004. DUARTE, John. Melody & Harmony For Guitarists.EUA: Mel Bay Pacific Missouri, 2008. ESPERIDIÃO, Neide. Educação profissional: reflexões sobre o currículo e a prática pedagógica dos conservatórios. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 69-74, set. 2002. FIREMAN, Milson Casado. A escolha de repertorio na aula de violão como uma proposta cognitiva. Em Pauta, v. 18, n. 30, 2007. FUCCI AMATO, Rita de Cássia. Educação Pianística: O rigor pedagógico dos conservatórios. Revista Música Hodie, [S.l.], v. 6, n. 1, nov. 2007. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v6i1.1866. Issn 1676-3939. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/1866/12000. Acesso em:13 set. 2018. GALLARDO, Gonzalo. Alternatives in guitar notation: towards a practical implementation of clef and score reading on the guitar. Florida, 2011. 327f. Tese (Doutorado em Música) The Florida States University College Of Music, Florida, 2011. GONZALEZ, Marcela. O Acompanhamento do Violão de Seis Cordas que Remete á Sonoridade de Violão Solo. Itajaí, 2012. 107f. Monografia (Bacharelado em Música) Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Itajaí, 2012. HARDER, Rejane. Algumas considerações sobre o ensino do instrumento: trajetória e realidade. Opus, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 127-142, 2008. JARDIM, Antônio. Escolas oficiais de música: um modelo conservatorial ultrapassado e sem compromisso com a realidade cultural brasileira. Plural: Revista da Escola de Música Villa Lobos, Rio de Janeiro, ano 2, n. 2, p. 105-112, 2002. JÚNIOR, Cledinaldo. Educação Corporal na formação do violonista: perspectivas de professores do instrumento. João Pessoa, 2017. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2017. . A educação corporal integrada á formação do violonista. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSIAL, 22., Natal, RN, 5-9 out. 2015. Anais [...]. Natal, RN: UFRN, 2015. KOENTOPP, Marco. Métodos de ensino de harmonia nos cursos de graduação musical. Curitiba, 2010. 181f. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2010. MACIEL, Michel. Ritmata de Edino Krieger: uma reflexão sobre processos vanguardistas na literatura do violão brasileiro. Belo Horizonte, 2010. 102f. Dissertação (Mestrado em Música) Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. MADEIRA, Bruno. O gesto corporal como potencializador de significado na performance violonística. Campinas, 2017. 149f. Tese (Doutorado em Música). UNICAMP, Campinas, 2017. MOURA, Rita de Cássia dos Reis Moura. O tratamento da distonia tarefa-específica em músicos: aspectos motores e sensoriais envolvidos no processo. Opus, v. 22, n. 1, p. 145-160, 2016. NETO, Mário. Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735 – 1820). Aveiro, 2011.410f. Tese (Doutorado em Música) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Aveiro, 2011. ORLANDO, Fraga. Relatório Final: projeto de pesquisa apresentado a Coordenação de Extensão da Escola de Música e Belas Artes do Paraná para a manutenção do TIDE.Curitiba, 2013. OTERO, Corazón. Guido Santórsola: su paisón por la guitarra. Tacuba, Mexico: Yólotl, 1999. PANNAIN, Else. Evolução da teoria musical. São Paulo: RICORDI, 1975. PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A relação músico-corpo-instrumento: procedimentos pedagógicos. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 91-98, 2004a. PENNA, Maura. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015. PEREIRA, Marcelo Fernandes. A escola violonística de Abel Carlevaro. São Paulo, 2003.234 f. Dissertação (Mestrado em Artes). PPGA/USP, 2003. PEREIRA, Marcos. Cadernos de Harmonia (para violão) v. 1- 3. Rio de Janeiro: Garbolights Produções Artísticas. 2011. PINTO, Henrique. Antologia violonística. São Paulo: Ricordi Brasileira, 2007. . Iniciação ao violão: princípios básicos e elementares para principiantes. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1978. PRADA, Teresinha. Giacomo Bartoloni. Violão Intercâmbio, São Paulo, v. 1, n. 17, p. 4-5, mai/jun. 1996. RAY, Sonia; ANDREOLA, Xandra. O alongamento muscular no cotidiano do performer musical: estudos, conceitos e aplicações. Música Hodie, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 21-34, 2005. ROMÃO, Paulo. A Guitarra Clássico-Romântica: História dos Métodos de um Instrumento. São Paulo, 2011. 121f. Dissertação (Mestrado em Música) Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, 2011. SADIE, Stanley. Dicionário grove de música. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994. SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004. . Harmonia. São Paulo: Unesp, 2011. SOUZA, Ruan Santos de. Técnicas expandidas e processos de aprendizagem no repertório contemporâneo para violão solo: estudo multicaso no bacharelado em instrumento da UFBA.Salvador, 2013. 154f. Dissertação (Mestrado em Música). PPGM/UFBA, 2013. TABORDA, Márcia. Violão identidade nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. TEIXEIRA BARRETO, M. S. Ensino coletivo de violão: diferentes escritas no aprendizado de iniciantes. 2008. Monografia de fim de curso de Licenciatura em Música – Instituto Villa Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. THOMAZ, Rafael; SCARDUELLI, Fabio. O arranjo de Marco Pereira para My Funny Valentine: da leadsheetà peça. Opus, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 141-162, jun. 2013. TINHORÃO, José. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 2010 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCSO07022022.pdf | 308,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons