Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Luíza Limeira Rosas | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T16:32:42Z | - |
dc.date.available | 2022-02-04 | - |
dc.date.available | 2022-02-14T16:32:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22062 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a research that aims to understand the perception of bachelors in relation to their own pedagogical practices. The life history methodology was adopted, using narrative and semi-structured interviews, having collected data with six graduates of the Bachelor's of Music at the Federal University of Paraíba (UFPB). This work sought to characterize the Bachelor of Music course at UFPB and the intended training profile; then, to analyze the bachelor's conceptions about acting as a musician and as a teacher; finally, to analyze the difficulties encountered in their pedagogical performance. The analysis sought to relate the student's experiences with their graduation from higher education, observing the conceptions of music, the job market and the perceptions that the interviewees had about their own musical trajectories. However, the course is primarily focused on instrumental performance, without any concern with didactic preparation, although all participating graduates acted as instrument teachers. This generated a relationship of contradiction between their musical life experiences – pedagogical practices – and their training. We conclude that it is necessary to rethink the development of curricula in the undergraduate course, specifically the Bachelor of Music course at UFPB, because when there is a dialogue between the various learning processes of individuals, there can be a significant complement in pedagogical training. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-14T16:32:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLRR04022022.pdf: 751344 bytes, checksum: 41ba5f57e934b860b2d3b2f280929911 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-14T16:32:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LLRR04022022.pdf: 751344 bytes, checksum: 41ba5f57e934b860b2d3b2f280929911 (MD5) Previous issue date: 2021-12-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Instrumento musical - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Música - Bacharelado UFPB | pt_BR |
dc.title | Bacharéis em música formados pela UFPB e suas concepções pedagógicas como professores de instrumento. | pt_BR |
dc.title.alternative | Bachelors in Music graduated from UFPB and their pedagogical conceptions as instrument teachers. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Penna, Maura Lucia Fernandes | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma pesquisa que tem como objetivo compreender a percepção dos bacharéis em relação às suas próprias práticas pedagógicas. Foi adotada a metodologia de história de vida, com uso de entrevistas narrativas e semiestruturadas, tendo coletado dados com seis egressos do Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este trabalho buscou caracterizar o curso de Bacharelado em Música da UFPB e o perfil de formação pretendido; depois, analisar as concepções dos bacharéis quanto à atuação como músico e como professor; por fim, analisar as dificuldades encontradas na sua atuação pedagógica. A análise buscou relacionar as experiências dos alunos com sua formação do curso superior, observando as concepções de música, de mercado de trabalho e as percepções que os entrevistados tinham sobre suas próprias trajetórias musicais. Entretanto, o curso é focado prioritariamente na execução instrumental, sem qualquer preocupação com uma preparação didática, embora todos os egressos participantes atuassem como professores de instrumento. Isto gerava uma relação de contradição entre suas experiências de vida musical – praticas pedagógicas – e sua formação. Concluímos que é necessário que se repense o desenvolvimento dos currículos no curso de graduação, em específico do curso de Bacharelado em Música da UFPB, pois quando existe um diálogo entre os vários processos de aprendizagem dos indivíduos, pode haver uma complementação significativa na formação pedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | APPLE, Michael W; BEANE, James. Lições das escolas democráticas. In: (Org.). Escolas democráticas. São Paulo: Cortez, 1994. BORÉM, Fausto. Por uma unidade e diversidade da pedagogia da performance. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 14, p. 45-54, mar., 2006. BUDASZ, Rogério - Música e sociedade no Brasil colonial. Revista Textos do Brasil. Música e sociedade no Brasil Colonial, Integrante do livro Fest7a: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa; faixa 6; p. 14-21, 2006. CAMPOS, Rémy. Conservatoire de Paris et son histoire (Le): Une institution en questions. Essais & entretiens, Jul., n. 22, 2016. CERESER, Cristina Mie Ito. A Formação de professores de música sob ótica dos alunos de licenciatura. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. COUTINHO, Raquel Avellar. Formação superior e mercado de trabalho: Considerações a partir das perspectivas de egressos do bacharelado em música da UFPB. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. DUPRAT, Regis. Evolução da historiografia musical brasileira Opus 1 - Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, nº 1, p. 32-36, 1989. GESSER, V; RANGHETTI, D. S. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-Curriculum, v. 7, n. 2, p. 1-23, ago., 2011. GLASER, Scheila; FONTERRADA, Marisa. Músico-Professor: Uma questão complexa. Música Hodie, v. 7, n. 1, p. 127-14, 2007. GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, p.17-37, 1998. LIMA, João Marcondes Souza. História da Música Brasileira: Introdução. SL Blog. 2020. Disponível em: https://souzalima.com.br/blog/historia-da-musica-brasileira-introducao/ Acesso em: 07 abr. 2021. MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no brasil. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 15-35, jan./abr., 2009. PENNA, Maura. Desafios para a educação musical: ultrapassar oposições e promover o diálogo. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, p. 35-43, mar. 2006. PENNA, Maura. Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, p. 49-56, mar. 2007. PENNA, Maura; SOBREIRA, Silvia. A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. Opus, v. 26, n. 3, p. 1-25, set/dez., 2020. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva; MARINHO, Vanildo Mousinho. Novas perspectivas para a formação de professores de música: reflexões acerca do projeto político pedagógico da Universidade Federal da Paraíba. Revista da Abem, n. 13, p. 83-92, set., 2005. REQUIÃO, Luciana Pires de Sá. Saberes e competências no âmbito das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do músico. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 7, p. 59-67, set., 2002. SEGNINI, L. R. P. À procura do trabalho intermitente no campo da música. Estudos de Sociologia, Araraquara, v.16, n.30, p.177-196, 2011. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. UFPB. Universidade Federal da Paraíba. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. João Pessoa, 2005. VIEIRA, Lia Braga. A escolarização do ensino de música. Pro-Posições, Campinas, v. 15, n.2 (44), p. 141 – 150, maio-agosto 2004. WEBER, Vanessa. Saber tocar e saber ensinar: Os saberes mobilizados na prática pedagógica do professor de instrumento. Opus, v. 25, n. 2, p. 215-238, 2019. DOI:10.20504/opus2019b2510. WEBER, Vanessa; GARBOSA, Luciane W.F. Ensaio sobre os saberes docentes do bacharel professor de instrumento. Música em Perspectiva v.7 n.1, p. 30-56, junho 2014. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLRR04022022.pdf | 733,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons