Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcelo Marinheiro da-
dc.date.accessioned2022-02-14T17:13:35Z-
dc.date.available2022-02-08-
dc.date.available2022-02-14T17:13:35Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22063-
dc.description.abstractThis paper discusses the trajectory of the Male Band Acordes Celestes of the Evangelical Church Assembly of God in Abreu e Lima Pernambuco, from its foundation, through the influence of military bands in training and discipline, to the foundation of the Assembly of God Music School and its teaching methodology, highlighting its importance in the professional training of musicians. The research methodology was based on five interviews, three conductors who worked for the band and two members. We sought to analyze and understand the influence of the Banda Masculina Acordes Celestes and its preparatory course in the formation of the musical and professional identity of its members inside and outside it, in order to understand the relevance that the gospel band has, both in the religious and also in the personal and professional lives of those who have gone through it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-14T17:13:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMS08022022.pdf: 3275778 bytes, checksum: 29f15ffcb1e34c98193c21c7fb6cd683 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-14T17:13:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMS08022022.pdf: 3275778 bytes, checksum: 29f15ffcb1e34c98193c21c7fb6cd683 (MD5) Previous issue date: 2021-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectBanda Evangélica - Formaçãopt_BR
dc.subjectMúsicos - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectEscola de Músicapt_BR
dc.titleBanda Masculina Acordes Celestes : sua influência na identidade musical e na formação profissional dos músicos.pt_BR
dc.title.alternativeBanda Masculina Acordes Celestes : its influence on the musical identity and professional training of musicians.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mestrinel, Francisco de Assis Santana-
dc.description.resumoO presente trabalho discorre acerca da trajetória da Banda Masculina Acordes Celestes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco, desde a sua fundação, passando pela influência das bandas militares na formação e disciplina, a fundação da Escola de Música da Assembleia de Deus e sua metodologia de ensino, ressaltando sua importância na formação profissional dos músicos. A metodologia de pesquisa se apoiou em cinco entrevistas, sendo três maestros que passaram pela banda e dois componentes. Buscou-se analisar e compreender a influência da Banda Masculina Acordes Celestes e do seu curso preparatório na formação da identidade musical e profissional dos seus integrantes dentro e fora dela, a fim de entendermos a relevância que a banda evangélica tem, tanto no meio religioso como também na vida pessoal e profissional daqueles que passaram por ela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAUXILIADORA DA SILVA, Cristian; MOREIRA, Marcos dos Santos; SANTANA SILVA, Maria de Jesus. Memórias musicais: a relação entre os negros e as bandas filarmônicas da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Rio de Janeiro: Publit, 2015. p. 244. HOLANDA FILHO, Renan Pimenta de. O papel das bandas de música no contexto social, educacional e artístico. Recife: Caldeira Cultural Brasileira, 2010. p. 106. MARTINOFF, Eliane Hilario da Silva. A música evangélica na atualidade: algumas reflexões sobre a relação entre religião, mídia e sociedade. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 23, p. 67-74, mar. 2010. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/217/149. Acesso em: 22 jul. 2019. MÜLLER RECK, A.; LOURO, A. L.; RAPÔSO, M. M. Práticas de educação musical em contextos religiosos: narrativas de licenciandos a partir de diários de aula. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 33, p. 121-133, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/viewFile/468/436. Acesso em: 30 ago. 2019. PENNA, M.; MENDES, E.; BRITO, A. A.; LINHARES, I. B.; BARROS, O. R.; PEREIRA, R. D. G. O programa mais educação e a banda escolar: a atualização de uma tradição. Plures Humanidades, São Paulo, v. 17, n. 1, 2016, p. 40-59. Disponível em: http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/245/170. Acesso em: 29 ago. 2019. SOTTI SOLLER, J. A.; OLIVEIRA, K. S.; SILVEIRA, M. M. A.; SILVA, W. A. A música evangélica, o uso dos hinários tradicionais e a educação musical nas Igrejas Evangélicas. In: ENCONTRO REGIONAL CENTRO-OESTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 15., 2018, Goiânia. Pôster [...]. Minas Gerais: Centro Universitário Sul de Minas, 2018. p. 12. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/co2018/regco/paper/viewFile/3295/1706. Acesso em: 30 ago. 2019. SOUZA, Priscila Gomes de. A Banda de Música da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus do Templo Central em Natal-RN. 2009. Monografia (Licenciatura em música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1082. Acesso em: 22 jul. 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMS08022022.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons