Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22069
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo Pinto, Liliane-
dc.date.accessioned2022-02-14T20:58:50Z-
dc.date.available2021-11-05-
dc.date.available2022-02-14T20:58:50Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22069-
dc.description.abstractThis thesis had as main objective to analyze the influence of spirituality, gratitude and materialism on well-being, from slow fashion consumption, through the perspectives of positive psychology and transformative consumer research. The theoretical foundation supported the construction of a theoretical model that was tested adopting the techniques of exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis and structural equation modeling. 400 followers of Instagram slow fashion profiles were sampled. It was observed that 'spirituality' showed a positive influence on the consumption of slow fashion products that have functionality, exclusivity and are sold by local companies or producers. This was due to the appreciation of products with more versatility, timeless and handcrafted, while 'materialism' had a positive influence on the centrality dimension. This represents, in consumption contexts, that people with characteristics focused on the accumulation of possessions, consider slow fashion products important in their lives, however, these possessions do not generate happiness. Thus, the research contributes by revealing that spirituality and materialism are relevant factors in the decision to consume slow fashion products, despite 'gratitude' not being a strong construct. At the end of the study, the theoretical and practical implications, limitations and suggestions for future research are presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-03T18:17:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeAraújoPinto_Tese.pdf: 3584001 bytes, checksum: 99ca3c9c0964d5f7d49afa9967ae761c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-14T20:58:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeAraújoPinto_Tese.pdf: 3584001 bytes, checksum: 99ca3c9c0964d5f7d49afa9967ae761c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-14T20:58:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeAraújoPinto_Tese.pdf: 3584001 bytes, checksum: 99ca3c9c0964d5f7d49afa9967ae761c (MD5) Previous issue date: 2021-10-06en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo slow fashionpt_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSlow fashion consumptionpt_BR
dc.subjectWelfarept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleConsumo slow fashion e bem-estar: influência da espiritualidade, da gratidão e do materialismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rita de Cássia de Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210649927174422pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350517126634163pt_BR
dc.description.resumoEsta tese teve como objetivo principal analisar a influência da espiritualidade, da gratidão e do materialismo sobre o bem-estar, a partir do consumo slow fashion, por meio das perspectivas da psicologia positiva e da pesquisa transformativa do consumidor. A fundamentação teórica deu suporte para a construção de um modelo teórico que foi testado adotando as técnicas de análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Teve-se como amostra 400 seguidores de perfis sobre slow fashion do Instagram. Observou-se que a ‘espiritualidade’ demonstrou influência positiva no consumo de produtos de slow fashion que possuem funcionalidade, exclusividade e sejam vendidos por empresas ou produtores locais. Isso se deu pela valorização de produtos com mais versalidade, atemporais e artesanais, enquanto que o ‘materialismo’ apresentou influência positiva na dimensão centralidade. Isso representa, em contextos de consumo, que pessoas com características voltadas para o acúmulo de posses, consideram produtos slow fashion importantes em suas vidas, porém, estas posses não geram felicidade. Desse modo, a pesquisa contribui ao revelar que a espiritualidade e o materialismo são fatores relevantes na decisão de consumo de produtos slow fashion, apesar da ‘gratidão’ não ter sido um construto forte. Ao final do estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas e as limitações e sugestões para pesquisas futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LilianeAraújoPinto_Tese.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons