Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Ivaneide Pereira do | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T14:44:41Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11 | - |
dc.date.available | 2022-02-16T14:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22097 | - |
dc.description.abstract | This work has as main objective to understand and identify the possible adaptive resources for the inclusion of people with physical disabilities in musical practice, going through the concepts of disability and the types of physical disabilities, in addition to drawing a historical panorama between inclusive education and music. We also intend to analyze, through a case study, how different adaptations used by a person with a physical disability for instrumental practice, relate them to the literature and provide a reflection on music education and the inclusion of people with physical disabilities in music courses. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2022-02-16T14:44:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IPN11022022.pdf: 1762822 bytes, checksum: 0f00c46a9f37b69f822a999f3f775c61 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-16T14:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IPN11022022.pdf: 1762822 bytes, checksum: 0f00c46a9f37b69f822a999f3f775c61 (MD5) Previous issue date: 2021-12-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Música - Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Prática instrumental | pt_BR |
dc.title | Educação musical inclusiva: discutindo adaptações para o fazer musical de pessoas com deficiências físicas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive music education : discussing adaptations for people with physical disabilities to make music. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Carlos Anísio Oliveira | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal compreender e identificar possíveis recursos adaptativos à inclusão de pessoas com deficiências físicas na prática musical, perpassando pelos conceitos de deficiência e os tipos de deficiências físicas, além de traçar um panorama histórico entre a educação inclusiva e a música. Pretendemos também analisar, por meio de um estudo de caso, as diferentes adaptações utilizadas por uma pessoa com deficiência física para a prática instrumental, relacioná-las com a literatura e proporcionar uma reflexão sobre a educação musical e a inclusão de pessoas com deficiências físicas nos cursos de música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ATACK, Sally M. Atividades artísticas para deficientes. Trad. Thaís Helena F. Santos. Campinas: Papirus, 1995. (Coleção Educação Especial). BRUSCIA, Kenneth E. Definindo a musicoterapia. 2.ed. Trad. Mariza Velloso Fernandez Conde. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000. CARVALHO, Rosita Edler. Temas em educação especial. 2.ed. Rio de Janeiro: WVA, 2000. COSTA, Lucília Carla L. Mundin. Tempo de Começar. In: LIMA, Sônia Albano de (org.). Educadores musicais de São Paulo: Encontro e Reflexões. São Paulo: Editora Nacional, 1998. FONSECA, Vitor da. Educação Especial: programa de estimulação precoce – uma introdução às ideias de Fenerstein. 2.ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. FONTERRADA. Marisa Trench de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. Tese de Livre-Docência apresentada ao Instituto de Artes da Universidade "Júlio de Mesquita": UNESP, 2001. GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994. LOURO, Viviane dos Santos. As adaptações a favor da inclusão do portador de deficiência física na educação musical: um estudo de caso. Tese de Mestrado apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista: UNESP, 2003. MASSIN, J & B. História da música ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1997. MAZZOTTA. Marcos José da Silveira. Fundamentos de Educação especial. São Paulo: Pioneira, 1982. MORETTI, Giorgio. Educar a criança deficiente. São Paulo: ORSA, 1995. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SILVA, Otto Marques da. A epopeia ignorada – a pessoa deficienteno mundo de ontem e hoje. São Paulo: CEDAS, 1987. SINASON, Valerie. Compreendendo seu filho deficiente. Rio de Janeiro: Imago,1993. MANTOAN, Maria Teresa Egle. A Integração de pessoas deficientes: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Mennon/Senac, 1997. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IPN11022022.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons