Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jackeline Lúcia Araujo da-
dc.date.accessioned2022-02-22T12:39:22Z-
dc.date.available2021-03-13-
dc.date.available2022-02-22T12:39:22Z-
dc.date.issued2020-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22149-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the importance of the school library in the education of readers in elementary education, with the main focus being a small private school in the city of João Pessoa / PB, in which the library is being implemented, aiming at encouraging reading of their students, through various reading projects. Theoretical basis was sought to understand the related aspects about the library and the librarian in the formation of the reader and the laws that govern school libraries and the parameters used. It is a descriptive research, with characteristics of a case study, in which bibliographic research was carried out, a questionnaire was applied to the teachers, the coordination and direction of the school, and an interview with the principal. The results indicated demonstrate the role of the library and the school librarian in the formation of the reader, describe the library to be implemented in the private school, characterize the teaching and teaching staff of the school in terms of its profile and, finally, exposes the relevance of the school library in the education of the reader in elementary school in the perception of the teaching and teaching staff of the school, revealing through the studied school routine the importance of the school library in the formation of readers in elementary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2022-02-22T12:39:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLAS22022022.pdf: 630087 bytes, checksum: cd8611b29b50192ff7341f8862d93dfd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T12:39:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLAS22022022.pdf: 630087 bytes, checksum: cd8611b29b50192ff7341f8862d93dfd (MD5) Previous issue date: 2020-04-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.titleA importância da biblioteca escolar na formação do leitor em nível fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Liliane Braga Rolim Holanda de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a importância da biblioteca escolar na formação do leitor em nível fundamental, sendo o foco principal uma escola privada de porte pequeno da cidade de João Pessoa/PB, na qual está sendo implantada a biblioteca, almejando o incentivo à leitura dos seus alunos, por meio de vários projetos de leitura. Buscou-se fundamentação teórica para compreensão dos aspectos relacionados sobre a biblioteca e o bibliotecário na formação do leitor e das leis que regem as bibliotecas escolares e os parâmetros utilizados. Trata-se de pesquisa descritiva, com características de estudo de caso, em que foram realizadas pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário aos docentes, a coordenação e a direção da escola, e de entrevista a diretora. Os resultados apontados demonstram o papel da biblioteca e do bibliotecário escolar na formação do leitor, descrevem a biblioteca a ser implantada na escola privada, caracteriza o corpo docente e pedagógico da escola quanto ao seu perfil e, por fim, expõe a relevância da biblioteca escolar na formação do leitor no ensino fundamental na percepção do corpo docente e pedagógico da escola, revelando por meio do cotidiano escolar estudado a importância da biblioteca escolar na formação de leitores no ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLAS22022022.pdf615,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons