Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, José Romualdo Florindo-
dc.date.accessioned2022-02-22T17:36:27Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T17:36:27Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22161-
dc.description.abstractThis research presents the origin of the concept of "race" used within the human species, along with the natural sciences, and its creators. The work shows that such use is no longer accepted within science today, more specifically within biology, which with the advances in genetics, molecular biology and related areas, These have shown that the concept of "race" is no longer valid, showing that the concept was introduced into science on purpose to generate a way to legitimize slavery, as a way to validate the cruelties generated by the white man to the black people, as a way to maintain slavery and the slave regime. I have as the starting point of this project a first encounter with the ethno-racial theme during graduation, which generated fruits which I highlight in the text - Education and the fight against racism: Reflections of a black university teacher. This project aims to show the applicability of Law No. 10.639/2003 regarding its application in textbooks of the PNLD 2020/2023. And from this reality found, the work comes to bring an understanding of the application (or not) of th e law created for the Brazilian population to understand the reality of African culture and history which is the basis of history and culture of Brazilian society, so the research aimed to analyze four collections of science textbooks for primary schools II of PNLD 2020/2023, where we tried to find the effectiveness of the law in the contents of genetics and evolution of the human species, in order to see the concrete implementation of Law No. 10.639/2003. Bringing with this one more opportunity to spread the law so that the academic community sees the need to have an education focused on anti-racism still so present in the Paraiban society, as in the UFPB itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-02-22T17:36:27Z No. of bitstreams: 1 JRFS22022022.pdf: 1514685 bytes, checksum: 86eaa1faf5e7882433af48cdbd4f715c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T17:36:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JRFS22022022.pdf: 1514685 bytes, checksum: 86eaa1faf5e7882433af48cdbd4f715c (MD5) Previous issue date: 2021-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLei nº 10.639/2003 - Raçapt_BR
dc.subjectLivro didático - Cultura e história africanapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectEducação e racismopt_BR
dc.titleJosé Romualdo Florindo Sousapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Antônio Novaes da-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta a origem do conceito “raça” utilizado dentro da espécie humana, junto as ciências naturais, e seus idealizadores, o trabalho vem constatar que tal utilização hoje não é mais aceita dentro da ciência, mais especificamente dentro da biologia, que com os avanços da genética, biologia molecular e áreas afins, estas mostraram que o conceito de “raça” não é mais válido, mostrando que o conceito foi introduzido dentro da ciência de forma proposital para gerar uma maneira de legitimar a escravidão, como uma forma de validar as crueldades geradas pelo homem branco ao povo negro, como maneira de manter a escravidão e o regime escravocrata. Tenho como ponto de partida deste projeto um primeiro encontro com a temática étnico racial durante a graduação, que gerou frutos o qual destaco no texto - A educação e a luta contra o racismo: Reflexões de uma professora universitária negra. Este projeto tem como objetivo mostrar a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 no tocante a sua aplicação nos livros didáticos do PNLD 2020/2023. E a partir desta realidade encontrada, o trabalho vem trazer uma compreensão da aplicação (ou não) da lei criada para que a população brasileira compreenda a realidade da cultura e história africana que é a base da história e cultura da sociedade brasileira, com isso a pesquisa teve como objetivo a análise de quatro coleções de livros didáticos de ciências do ensino fundamental II do PNLD 2020/2023, onde se buscou encontrar a efetivação da lei nos conteúdos de genética e evolução da espécie humana, de forma a ver a implementação concreta da Lei nº 10.639/2003. Trazendo com isso mais uma oportunidade de divulgar a lei para que a comunidade acadêmica veja a necessidade de se ter uma educação voltada para o antirracismo ainda tão presente na sociedade Paraibana, quanto na própria UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRFS22022022.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.