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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22162
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSotto-Maior, Gabriela Burger-
dc.date.accessioned2022-02-22T17:42:24Z-
dc.date.available2022-02-22-
dc.date.available2022-02-22T17:42:24Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22162-
dc.description.abstractThe use of whale resources can be dated since prehistory by coastline natives in different places around the world. These animals made part of eating, cultural and economics habits, representing an important chapter in human history. This study highlights general cetacean characteristics; gives a historical overview of whale economic cycle and its 383 years of operation, navigating through the commercial and modern industry periods. Mostly, this work focuses on the Brazilian whaling history between 1911 – 1985 years. This time window is divided in four management periods: Julius Von Söhsten, Mendes Lima & Companhia, Samuel Galvão e Nippon Reizo. This work also describes the conflict of interests surrounding “The Moratorium – 1982,” and gives an overview about the current situation of the former whaling station. The main goal of this study was to produce a pedagogical resource which teachers and students from high schools may have access to information about the whaling importance for social development. Using exploratory and bibliographic research methods, gaps were detected regarding the teaching content associated with the topic. It also observed that these contents were usually disconnected from the local reality. Based on that, a Didactic Sequence (SD) was developed as a pedagogical proposal for high school’s teachers. The result was a sequence of seven correlated lectures based on active methodologies in which students help on the construction of knowledge. In this SD, teachers are responsible to mediate and ask guided questions of the investigated topic, aiming to bring previous knowledge, establishing connections with student’s routine and improving new debates. For that, the study made use of teaching based in investigation techniques as well as using technological tools for education. These approaches usually improve the meaningful learning and scientific literacy. The animal suffering speculation, and the impacts of predatory hunting in whale populations are examples that demonstrate the urgency to focus on subjects that modify human relationship with nature in basic education, denying the utilitarian logic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2022-02-22T17:42:24Z No. of bitstreams: 1 GBSM22022022 .pdf: 1904240 bytes, checksum: 71308d80c73edfb8cae2b55bbd76b016 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-22T17:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GBSM22022022 .pdf: 1904240 bytes, checksum: 71308d80c73edfb8cae2b55bbd76b016 (MD5) Previous issue date: 2021-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPesca de baleias - Costinha, Paraíbapt_BR
dc.subjectMoratória das baleiaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativas - Ensino de biologiapt_BR
dc.titleBaleação em águas brasileiras e paraibanas: proposta pedagógica para o ensino médio com o uso de metodologias ativaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Camarotti, Maria de Fátima-
dc.contributor.advisor-co1Furni, Fabrício Rauan Garcia-
dc.description.resumoA utilização de recursos advindos das baleias tem registros desde a pré-história por nativos de litorais em diferentes partes do mundo. Esses animais compuseram tradicionais práticas alimentares, culturais e econômicas, de modo que representam um importante capítulo na história da humanidade. Para efeito de contextualização, o presente trabalho apresenta características gerais dos cetáceos, um apanhado histórico do Ciclo da Baleia e seus 383 anos de operação, transitando pelos períodos Comercial e Industrial Moderno; com enfoque nas experiências da indústria desenvolvida no Brasil, em Costinha, Paraíba, entre os anos 1911 e 1985. Esse período é separado entre as quatro gestões: Julius Von Söhsten, Mendes Lima & Companhia, Samuel Galvão e Nippon Reizo. Expõe ainda os conflitos de interesse em torno da Moratória das Baleias - 1982 e informações sobre o atual estado da antiga estação baleeira. O presente estudo teve como objetivo produzir um recurso pedagógico que permita aos professores e estudantes do Ensino Médio acessarem informações sobre os impactos da baleação no desenvolvimento social. A partir de pesquisas exploratórias amplas e, posteriormente, pesquisas bibliográficas específicas, foram percebidas algumas das lacunas no ensino da temática, relacionadas a escolhas de conteúdos escolares desvinculada da realidade local. A partir disso foi construída uma Sequência Didática (SD) como proposta de recurso pedagógico para o Ensino Médio. O resultado é uma sequência de sete aulas correlacionadas, embasadas em Metodologias Ativas nas quais o estudante protagoniza a construção do conhecimento. O professor enquanto mediador deve realizar perguntas orientadoras da ação investigativa, que extraiam saberes prévios, estabeleçam conexões com o cotidiano e gerem novos questionamentos. Para tanto, utiliza a técnica de Ensino por Investigação e faz uso de Tecnologias na Educação, abordagens que propiciam a Aprendizagem Significativa e a Alfabetização Científica. A espetacularização do sofrimento animal e o impacto da caça predatória nas populações de baleias são exemplos que demonstram a urgência em abordar na Educação Básica temas que ressignifiquem a relação humana para com a natureza, negando à lógica utilitarista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

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