Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Vera Cristina de Sousa-
dc.date.accessioned2022-02-24T14:38:58Z-
dc.date.available2020-09-01-
dc.date.available2022-02-24T14:38:58Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22200-
dc.description.abstractThe present work addresses the need for the perception of the librarian as a subject who needs to have ethical principles in his practice to grow as human and professional being to improve the quality of his work and improve his interpersonal relationship. Thus, it is considered that the new Code of Ethics and Deontology of the Librarian (2018) presents norms that guide the conduct their activities and the Lessons of Socrates as important principles for life as instruments to promote their social well-being, since, this professional has a social and criative role in the information society by offering free and quality products and services to its users. The present work aims to show the relations between the Lessons of Socrates and the new Code of Ethics and Deontology of Librarian (2018), research fundamentals on Sócrates’ Lessons, identify its guiding norms and connect them to the Lessons of Socrates. The present work presents as theoretical fundation virtues of Comte-Sponville (1999); the librarian virtues according to Freire et al. (2015); Platão work (2003) about the knowledge; Targino (2010) about Ranganathan; Stumpf (2019) e Rasche (2005) about the new Code of Ethics and Deontology of the Librarian (2018); Krogh, Ichijo e Nonaka (2001) about solicitude; Rios (2010) meaning of terms, among others. The work presents bibliographic research carried out based on thematic keys of search and qualitative approach because it is concerned with the meaning and intentionality of the texts. As a result, we observed that there is correlation between the articles mentioned of the new Code of Ethics and Deontology of Librarian (2018) and the Lessons of Socrates. We believe that working ethically should be more commented in the information units.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2022-02-24T14:38:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCSF24022022.pdf: 1110714 bytes, checksum: 11936dbc5f68193f9028ac7300aedf49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-24T14:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VCSF24022022.pdf: 1110714 bytes, checksum: 11936dbc5f68193f9028ac7300aedf49 (MD5) Previous issue date: 2020-08-13en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectÉtica profissionalpt_BR
dc.subjectCódigo de éticapt_BR
dc.subjectDeontologiapt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.titleAs lições de Sócrates e o novo código de ética da Biblioteconomiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Isa Maria-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a necessidade de percepção do bibliotecário enquanto sujeito que precisa ter princípios éticos na sua prática para crescer como ser humano e profissional para melhorar a qualidade do seu trabalho e aprimorar seu relacionamento interpessoal. Dessa forma, considera-se que o Novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário (2018) apresenta normas que orientam a conduta de suas atividades e as lições de Sócrates enquanto princípios importantes para a vida como instrumentos de promoção de seu bemestar social, uma vez que, este profissional possui papel social e criativo na sociedade da informação ao ofertar produtos e serviços gratuitos e de qualidade aos seus usuários. O presente trabalho propõe-se a apresentar as relações entre as Lições de Sócrates e o Novo Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário (2018), pesquisar fundamentos sobre as lições de Sócrates, identificar suas normas orientadoras e relacioná-las às lições de Sócrates. O trabalho apresenta como fundamentação teórica as virtudes de Comte-Sponville (1999); as virtudes dos bibliotecários segundo Freire et al. (2015); trabalho de Platão (2003) sobre o conhecimento; Targino (2010) acerca de Ranganathan; Stumpf (2019) e Rasche (2005) sobre o Código de ética; Krogh, Ichijo e Nonaka (2001) acerca da solicitude; Rios (2010) significado de termos, dentre outros. O trabalho apresenta pesquisa bibliográfica realizada a partir de chaves temáticas de busca e abordagem qualitativa pois se preocupa com o sentido e intencionalidade dos textos. Como resultado, observamos que há correlação entre os artigos mencionados do novo Código de Ética e Deontologia da Biblioteconomia (2018) e As Lições de Sócrates. Consideramos que o trabalhar com ética deve ser mais comentado nas unidades de informação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VCSF24022022.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons