Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, Juliana Carla-
dc.date.accessioned2022-02-24T21:00:15Z-
dc.date.available2021-12-23-
dc.date.available2022-02-24T21:00:15Z-
dc.date.issued2010-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22201-
dc.description.abstractSpaces known as "music’s clubs" have matured, throughout the history of Brazilian’s popular and urban music, as spaces where people meet for consideration of one or more musical genres. Inside this categorization, the "choro’s clubs", meets lovers, scholars, admirers, supporters, and since the end of the 20th century and early 21th century, choro’s researchers and / or other social and cultural phenomena involved in those contexts. The “choro’s clubs” are present in various Brazilian states, in all the regions, each one with its own peculiarities inherent to the political contexts, geographical and cultural contexts in which they are inserted. Based on this precept, I watched for almost two years, the performance of the Clube do Choro da Paraíba, seeking to identify and understand your core issues and the relationship between the speech of the authors that deal with the musical performance from the perspective of ethnomusicology and between the reports of other scholars who have observed other choro’s clubs in the Brazil. The research was based on an extensive literature, not only in ethnomusicology, but in areas related to the purpose of research, and was established in the field by means of data collection such as participant observation and interviews. At the end of the work of data analysis, it possible to see what are the main aspects that characterize the performance of the Clube do Choro da Paraíba and highlight the intense and essential interrelationship between the elements of this musical phenomenon in something at the same time, similar to other Brazilian’s choro’s clubs; and particularly as the context of performance itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2022-02-24T21:00:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaCarlaBastos_Dissert.pdf: 2889143 bytes, checksum: 72ccd7418962c23e57afe2ea7980f08b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-24T21:00:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaCarlaBastos_Dissert.pdf: 2889143 bytes, checksum: 72ccd7418962c23e57afe2ea7980f08b (MD5) Previous issue date: 2010-03-08en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectClube do Choropt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectAprendizado acadêmicopt_BR
dc.subjectAprendizado pessoalpt_BR
dc.subjectEthnomusicologypt_BR
dc.subjectAcademic learningpt_BR
dc.subjectPersonal learningpt_BR
dc.titleA performance musical do Clube do Choro da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Luis Ricardo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032118079478607pt_BR
dc.description.resumoOs espaços conhecidos como “clubes de música” se consolidaram ao longo da história da música popular urbana brasileira como espaços nos quais se reúnem pessoas para apreciação de um ou mais gêneros musicais. Dentro dessa categorização, os “clubes de choro”, especificamente, congregam amantes, estudiosos, admiradores, simpatizantes e, desde o final do séc. XX e início do séc. XXI, pesquisadores do choro e/ou dos demais fenômenos sociais e culturais envolvidos naqueles contextos. Os clubes de choro se fazem presentes nos mais diversos estados brasileiros, em todas as regiões, cada qual com suas singularidades inerentes aos contextos políticos, geográficos e culturais nos quais estão inseridos. Baseando-se nesse preceito, observei, durante quase dois anos, a performance do Clube do Choro da Paraíba, procurando identificar e compreender seus aspectos centrais, bem como a relação entre a fala dos autores que versam sobre a performance musical sob a ótica da etnomusicologia e os relatos dos demais estudiosos que observaram outros clubes dentro do âmbito nacional. O trabalho de pesquisa foi embasado por um amplo levantamento bibliográfico, não só da etnomusicologia, mas de áreas afins ao objetivo da pesquisa, e se consolidou no campo através de instrumentos de coleta de dados, como observação participante e entrevistas. Ao final do trabalho de análise dos dados, foi possível constatar quais são os aspectos principais que caracterizam a performance do Clube do Choro da Paraíba e evidenciar a intensa e indispensável inter-relação entre os elementos que configuram esse fenômeno musical em algo, ao mesmo tempo, similar aos demais clubes de choro brasileiros; e particular como contexto de performance em si.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaCarlaBastos_Dissert.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons