Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAcco, Marco Antônio de Castilhos-
dc.creatorSouza, Alexandre Santos Arantes de-
dc.date.accessioned2022-03-01T23:32:31Z-
dc.date.available2022-02-03-
dc.date.available2022-03-01T23:32:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22246-
dc.description.abstractThis article aims to present a review of the arguments in favor of the greater presence of culture and arts contents in educational processes, both inside and outside the classroom and school. The arguments here focused mostly come from two main sources: on the one hand, the defense arguments found in reference documents from two relevant international organizations, UNESCO and OECD. On the other, we explore the results and impacts of the teaching of culture contents (arts, humanities, heritage and cultural diversity, and creative economy) in a series of dimensions of educational life and its surroundings, already identified by consistent specialized literature. The conclusions address some risks and challenges for such agenda in Brazil. In methodological terms, the arguments and research of impacts here analyzed were selected based on the reputational criteria of their contributions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Nascimento (andre.joao@academico.ufpb.br) on 2022-03-01T23:32:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Argumentos em defesa da integracao das Políticas de educacao e cultura na epoca de sua separacao instrumental..pdf: 7665255 bytes, checksum: 767c996fc0eda17dd868b9fc2a15ad25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-01T23:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Argumentos em defesa da integracao das Políticas de educacao e cultura na epoca de sua separacao instrumental..pdf: 7665255 bytes, checksum: 767c996fc0eda17dd868b9fc2a15ad25 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica Culturalpt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Culturapt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subjectCultural policypt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectEducation and culturept_BR
dc.titleArgumentos em defesa da integração das Políticas de Educação e Cultura na época de sua separação instrumental.pt_BR
dc.title.alternativeArguments for the integration of the Education and Cultural Policies at the time of their instrumental separation.pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.citation.spage10pt_BR
dc.citation.epage26pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo apresentar uma revisão dos argumentos em favor da maior presença de conteúdos de cultura e artes em processos educacionais, tanto dentro quanto fora da sala de aula e da escola. Os argumentos aqui enfocados são, em sua maioria, oriundos de duas fontes: de uma lado, os argumentos de advocacy encontrados em documentos de referência de duas organizações internacionais, UNESCO e OCDE. De outro, os resultados e impactos do ensino de cultura (artes, humanidades, patrimônio e diversidade cultural e economia criativa) em uma série de dimensões da vida educacional e de seus entorno, já identificados por consistente literatura especializada. As conclusões abordam alguns riscos e desafios para a agenda no Brasil. Em termos metodológicos, os argumentos e pesquisas de impacto aqui analisadas foram selecionadas com base no critério reputacional de suas contribuições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:Cultura, Educação e Comunicação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons