Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Gleise Rodrigues, | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-18T18:59:47Z | - |
dc.date.available | 2016-06-03 | - |
dc.date.available | 2017-09-18T18:59:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2224 | - |
dc.description.abstract | The mapping can be understood as a form of communication, which through the use of signs translates as a universal language that has always been present in diverse societies, in time and space. It allows the seizure of real space, from generated representations, a fact that emphasizes and strengthens the teaching-learning process of the content covered in Geography. Thus, it is necessary to reflect on the use of mapping tools as helpers in the study of the geographic space. In this context, the research aims to verify the importance of the School Cartography in the teaching-learning process in Geography Secondary School, investigating the existing challenges between cartography, education and geography in the development of geographic knowledge. Therefore, the methodological procedures adopted in the development of work were based on the bibliographical study on the theme, as well as the analysis of the National Curriculum Standards and methodological proposals for the application of cartography in the classroom. Later questionnaires were applied to students and teachers in two public schools in João Pessoa – PB to identify the knowledge and perceptions existing about Cartography, its importance, existing difficulties and aspirations. Through analyzes concluded is a lack of proper teaching resources to work with students, as well as a deficiency of absorption of knowledge from the Cartography. The scarcity of these materials for the work in the classroom prevents direct contact of the student with the different forms of spatial representation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2017-09-18T18:59:47Z No. of bitstreams: 2 GRS03062016.pdf: 1471288 bytes, checksum: efab8c083730774d6506843101e248b8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-18T18:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 GRS03062016.pdf: 1471288 bytes, checksum: efab8c083730774d6506843101e248b8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-06-03 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem da geografia | pt_BR |
dc.subject | Cartografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning geography | - |
dc.subject | School cartography | - |
dc.title | A cartografia na sala de aula: os desafios encontrados pelo professor de geografia no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunico, Camila | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774580D0 | pt_BR |
dc.description.resumo | A cartografia pode ser compreendida como uma forma de comunicação, que por meio da utilização de signos se traduz como uma linguagem universal que sempre esteve presente nas diversas sociedades, no tempo e no espaço. Possibilita a apreensão do espaço real, a partir de representações geradas, fato que privilegia e fortalece o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados na Geografia. Assim, é necessário refletir sobre a utilização de instrumentos cartográficos como auxiliadores no estudo do espaço geográfico. Nesse contexto, a pesquisa objetiva verificar a importância da Cartografia Escolar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental II, investigando os desafios existentes entre a cartografia, o ensino e a Geografia no desenvolvimento do conhecimento geográfico. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento do trabalho basearam-se no estudo bibliográfico acerca da temática, como também à análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas metodológicas para a aplicação da cartografia em sala de aula. Posteriormente foram aplicados questionários para alunos e professores, de duas escolas municipais de João Pessoa – PB para identificar os conhecimentos e percepções já existentes a respeito da Cartografia, sua importância, dificuldades e aspirações existentes. Por meio das análises realizadas concluiu-se uma carência de recursos didáticos próprios para se trabalhar com os alunos, assim como uma deficiência de absorção dos conhecimentos oriundos da Cartografia. A escassez desses materiais didáticos para o trabalho na sala de aula inviabiliza o contato direto do aluno com as distintas formas de representação espacial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Geociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRS03062016.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons