Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gleise Rodrigues,-
dc.date.accessioned2017-09-18T18:59:47Z-
dc.date.available2016-06-03-
dc.date.available2017-09-18T18:59:47Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2224-
dc.description.abstractThe mapping can be understood as a form of communication, which through the use of signs translates as a universal language that has always been present in diverse societies, in time and space. It allows the seizure of real space, from generated representations, a fact that emphasizes and strengthens the teaching-learning process of the content covered in Geography. Thus, it is necessary to reflect on the use of mapping tools as helpers in the study of the geographic space. In this context, the research aims to verify the importance of the School Cartography in the teaching-learning process in Geography Secondary School, investigating the existing challenges between cartography, education and geography in the development of geographic knowledge. Therefore, the methodological procedures adopted in the development of work were based on the bibliographical study on the theme, as well as the analysis of the National Curriculum Standards and methodological proposals for the application of cartography in the classroom. Later questionnaires were applied to students and teachers in two public schools in João Pessoa – PB to identify the knowledge and perceptions existing about Cartography, its importance, existing difficulties and aspirations. Through analyzes concluded is a lack of proper teaching resources to work with students, as well as a deficiency of absorption of knowledge from the Cartography. The scarcity of these materials for the work in the classroom prevents direct contact of the student with the different forms of spatial representation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2017-09-18T18:59:47Z No. of bitstreams: 2 GRS03062016.pdf: 1471288 bytes, checksum: efab8c083730774d6506843101e248b8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-18T18:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 GRS03062016.pdf: 1471288 bytes, checksum: efab8c083730774d6506843101e248b8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-06-03en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem da geografiapt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectTeaching and learning geography-
dc.subjectSchool cartography-
dc.titleA cartografia na sala de aula: os desafios encontrados pelo professor de geografia no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunico, Camila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774580D0pt_BR
dc.description.resumoA cartografia pode ser compreendida como uma forma de comunicação, que por meio da utilização de signos se traduz como uma linguagem universal que sempre esteve presente nas diversas sociedades, no tempo e no espaço. Possibilita a apreensão do espaço real, a partir de representações geradas, fato que privilegia e fortalece o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados na Geografia. Assim, é necessário refletir sobre a utilização de instrumentos cartográficos como auxiliadores no estudo do espaço geográfico. Nesse contexto, a pesquisa objetiva verificar a importância da Cartografia Escolar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Fundamental II, investigando os desafios existentes entre a cartografia, o ensino e a Geografia no desenvolvimento do conhecimento geográfico. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento do trabalho basearam-se no estudo bibliográfico acerca da temática, como também à análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e propostas metodológicas para a aplicação da cartografia em sala de aula. Posteriormente foram aplicados questionários para alunos e professores, de duas escolas municipais de João Pessoa – PB para identificar os conhecimentos e percepções já existentes a respeito da Cartografia, sua importância, dificuldades e aspirações existentes. Por meio das análises realizadas concluiu-se uma carência de recursos didáticos próprios para se trabalhar com os alunos, assim como uma deficiência de absorção dos conhecimentos oriundos da Cartografia. A escassez desses materiais didáticos para o trabalho na sala de aula inviabiliza o contato direto do aluno com as distintas formas de representação espacial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRS03062016.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons