Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22278
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freire, Pedro Henrique Machado | - |
dc.creator | Campos, Cleber da Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-02T01:31:34Z | - |
dc.date.available | 2022-02-28 | - |
dc.date.available | 2022-03-02T01:31:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22278 | - |
dc.description.abstract | This paper discusses practical-interpretative aspects during the process of collaboration between the author (composer-performer) and the composer Caio Pierangeli, which resulted in the work Arengarôa (2017). This work was inspired by the performance of Microplastic PET (BURTNER, 2012). In both works, the compositional raw material stems from the use of plastic objects that are performed in conjunction with conventional percussion instruments. The objective is to describe the techniques developed by the performer and applied in plastic materials in the performance of percussion with technological devices in real time. The methodology consisted in the selection of plastic objects and in the realization of experimental workshops composed in three moments: construction with plastic; the development of performance actions; and the creation of the computer system. As a result of these steps, Tororó was created, an instrument exclusively developed for the interpretation of the Arengarôa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by André Nascimento (andre.joao@academico.ufpb.br) on 2022-03-02T01:31:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017) uma performance para tororó, percussão e live electronics.pdf: 1288342 bytes, checksum: eed6a2fbc6525d2f69aa533b68ae5712 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-02T01:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017) uma performance para tororó, percussão e live electronics.pdf: 1288342 bytes, checksum: eed6a2fbc6525d2f69aa533b68ae5712 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Vórtex. | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | arengarôa | pt_BR |
dc.subject | percussão | pt_BR |
dc.subject | tororó | pt_BR |
dc.subject | live electronics | pt_BR |
dc.subject | processo colaborativo | pt_BR |
dc.subject | percussion | pt_BR |
dc.subject | colaborative process | pt_BR |
dc.title | Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017): uma performance para tororó, percussão e live electronics. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.citation.volume | 6 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 36 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo discute aspectos práticos-interpretativos durante o processo de colaboração entre o autor (intérprete-compositor) e o compositor Caio Pierangeli, que resultou na obra Arengarôa (2017). A obra foi inspirada pela construção da performance de Microplastic PET (BURTNER, 2012). Em ambas as obras, a matéria prima composicional parte da utilização de objetos plásticos executados junto a instrumentos convencionais de percussão. Assim, descreve-se, neste artigo, as técnicas desenvolvidas e aplicadas a tais objetos, resultando numa performance para instrumentos de percussão e aparatos tecnológicos em tempo real. A metodologia se deu através da realização de oficinas de experimentação, compreendidas em três momentos: seleção dos objetos plásticos e construção das sonoridades; desenvolvimento das técnicas utilizadas e a criação da programação computacional utilizada no processamento sonoro no decorrer da obra. O resultado desta pesquisa se deu em dois aspectos concomitantes: a criação de um instrumento de percussão denominado por Tororó, desenvolvido exclusivamente para a interpretação da obra Arengarôa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Cultura, Educação e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017) uma performance para tororó, percussão e live electronics.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons