Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Patrick Lorran Dantas de-
dc.date.accessioned2022-03-03T13:22:24Z-
dc.date.available2022-01-10-
dc.date.available2022-03-03T13:22:24Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22287-
dc.description.abstractThe topic of autism has been little discussed in academic training, on the other hand, when we come across the reality of schools or gyms and clinics, we see a significant number of children on the autistic spectrum who need professionals trained to serve them well. The aim of this study is to identify which knowledge are necessary for the formation and acting of Physical Education teachers to work with people with ASD. This is a qualitative descriptive cross-sectional research and was composed of 9 physical education professionals who work directly with autistic individuals, who publish their work through photos and/or videos on Instagram and who have an experience in the area. An analysis was performed using Bardin's (2006) content analysis technique, through which we identified two categories: training and performance. At the end of the study, it was possible to observe that the professionals developed their work in the Southeast and Northeast regions of the country. It can be concluded that physical education professionals leave the undergraduate course unprepared to work with autistic children, taking into account the existing curriculum failures in higher education universities, it was also possible to know about performance to work with autistic children, as well as the performance for working with autistic children, the importance of assessment protocols and the importance of ABA for interventions with children, in view of its proof based on scientific evidence, finally we conclude that the theme of autism is still little seen in the scientific area, thus requiring more scientific productions that discuss the training and performance of physical education professionals to work with autistic children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2022-03-03T13:22:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PLDM10012022.pdf: 1552435 bytes, checksum: 8ece3c869d00f8cfb586d26d96fba9b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-03T13:22:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PLDM10012022.pdf: 1552435 bytes, checksum: 8ece3c869d00f8cfb586d26d96fba9b5 (MD5) Previous issue date: 2021-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.titleAtuação e formação para o trabalho com crianças autistas : estamos preparados?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Laise Tavares Padilha Bezerra Gurgel de-
dc.description.resumoO tema do autismo vem sendo pouco problematizado na formação, por outro lado, ao nos deparamos com a realidade escolar ou das academias e clínicas vemos um número significativo de crianças no espectro autista que necessitam de profissionais capacitados para bem atendê-los. O objetivo do presente estudo é identificar quais saberes são necessários para a formação e atuação de professores de Educação Física para o trabalho com a pessoa com TEA. Trata se de uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva de corte transversal e foi composta por 9 profissionais de educação física que atuam diretamente com autistas, que divulgam seu trabalho através de fotos e/ou vídeos no Instagram e que tenham uma relevância na área. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdos de Bardin (2006), através do qual identificamos duas categorias: formação e atuação. Ao final do estudo foi possível observar que os profissionais desenvolviam seus trabalhos nas regiões Sudeste e Nordeste do país. Pôde-se concluir que os profissionais de educação física saem despreparados da graduação para atuarem com crianças autistas, tendo em conta as falhas curriculares existentes nas universidades de ensino superior, foi possível ainda conhecer estratégias de atuação para o trabalho com crianças autistas, bem como a importância dos protocolos de avaliação e a importância da ABA para as intervenções com as crianças, tendo em vista sua comprovação baseada em evidências científicas, por fim concluímos ainda que a temática do autismo ainda é pouco vista na área científica, necessitando assim de mais produções científicas que discutam sobre a formação e atuação dos profissionais de educação física para o trabalho com crianças autistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLDM10012022.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons