Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDamasceno, Priscilla Mota-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:58:32Z-
dc.date.available2022-01-06-
dc.date.available2022-03-04T13:58:32Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22289-
dc.description.abstractThe game is considered mandatory content to be discussed in Physical Education, whose specificities represent great potential for the development of students, as well as to promote the inclusion of People with Disabilities. The aim of this study was to carry out a systematic review in scientific journals about games, toys and games in Physical Education classes and their pedagogical relationship with the process of inclusion of people with disabilities in classes. It is characterized as a systematic review research, whose data were extracted from articles published in Portuguese-language scientific journals that met the objectives of this review. The following descriptors were used: Toy, Games, Jokes, Game, Exergames, Disability, Inclusion and School Physical Education. It was found that scientific production in the area is still scarce. Nevertheless, the researches under analysis are unanimous in pointing out that the pedagogical relationships between the Game and the inclusion of People with Disabilities in School Physical Education classes are positive, beneficial, effective and promising. It is noticed that there are many contributions that PCDs can provide, thus contributing to the specific development of Adapted Physical Education, such as: empowerment, personal independence, improvement in self-esteem, psychological, social and physical self-confidence, socialization and inclusion, increase in the motor repertoire, expansion of knowledge about body culture, in addition to expanding knowledge of oneself and the world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2022-03-04T13:58:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMD06012022.pdf: 668285 bytes, checksum: a4434eb5027e9be1a413a043e30bb1ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T13:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMD06012022.pdf: 668285 bytes, checksum: a4434eb5027e9be1a413a043e30bb1ef (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleJogo e a inclusão de pessoas com deficiência na educação física escolar : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Elizara Carolina-
dc.contributor.advisor-co1Souto, Elaine Cappellazzo-
dc.description.resumoO Jogo é considerado conteúdo obrigatório a ser tematizado na Educação Física Escolar, cujas especificidades representam grande potencial para o desenvolvimento dos escolares, bem como para promover a inclusão de Pessoas com Deficiência. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática em periódicos científicos sobre o jogo, brinquedo e brincadeiras nas aulas de Educação Física escolar e sua relação pedagógica com o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas. É caracterizada como uma pesquisa de revisão sistemática, cujos dados foram extraídos de artigos publicados em periódicos científicos de língua portuguesa que atenderam aos objetivos desta revisão. Foram utilizados como descritores: Brinquedo, Jogos, Brincadeiras, Game, Exergames, Deficiência, Inclusão e Educação Física Escolar. Constatou-se que ainda é escassa a produção científica na área. Não obstante, as pesquisas em análise são unanimes em apontar que as relações pedagógicas entre o Jogo e a inclusão de Pessoas com Deficiência nas aulas de Educação Física Escolar são positivas, benéficas, eficazes e promissoras. Percebe-se que são muitas as contribuições que os Jogos podem proporcionar as PCDs, colaborando assim para o desenvolvimento específico da Educação Física Adaptada, tais como: empoderamento, independência pessoal, melhoria na autoestima, autoconfiança psicológica, social e física, socialização e inclusão, aumento do repertório motor, ampliação dos conhecimentos acerca da cultura corporal, além de ampliar o conhecimento de si mesmo e do mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMD06012022.pdf652,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons