Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Daniel Ramalho-
dc.date.accessioned2022-03-11T16:50:39Z-
dc.date.available2021-03-31-
dc.date.available2022-03-11T16:50:39Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22327-
dc.description.abstractThe research approuch of studying the formation of two musician-producers in the city of João Pessoa-PB through observations of their music production works and their reports on their recording experiences in the studio and home studio. The research has as a general objective to understand how the training process of two music producers took place from their training and acting trajectories. As specific objectives, it aims to know the profile of producers as musicians who record in the studio and how they graduated, analyze the process of how the producer builds his ideas in practice and identify what musical learning takes place in the process and completion of a recording. The work focuses on presenting the music producer that’s multifunctional, who works on several fronts that involve the recording context. The research has a qualitative approach, and it uses the multi-case study to understand the interviewees. It appropriates direct observation and semi-structured interviews as data collection techniques. It can be seen from the data presented that the concepts involved in the analysis are shown in the learning that is being built both in studios and in the social relationships that producers build throughout life, whether in friendship relationships, partnerships in bands, in productions. together, in courses, classes, as well as through the knowledge shared in / with the community where there are musical works in general. The concepts of self-learning and peer-learning are also legitimized throughout the analysis of the producers' careers, and music education emerged from the general context of music production in the studio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-07T17:23:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielRamalhoAlves_Dissert.pdf: 1609599 bytes, checksum: 339da87c57122c75c6637c38a2b5635d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-11T16:50:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielRamalhoAlves_Dissert.pdf: 1609599 bytes, checksum: 339da87c57122c75c6637c38a2b5635d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T16:50:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielRamalhoAlves_Dissert.pdf: 1609599 bytes, checksum: 339da87c57122c75c6637c38a2b5635d (MD5) Previous issue date: 2020-10-16en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução musicalpt_BR
dc.subjectEstúdio de gravaçãopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusic productionpt_BR
dc.subjectRecording studiopt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.titleFormação de músicos-produtores em processos de produção musical em estúdiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrame, Juciane Araldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575444703062327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083134349016105pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata da formação de dois músicos-produtores da cidade de João Pessoa-PB através de observações de seus trabalhos de produção musical e dos seus relatos sobre suas experiências de gravação em estúdio e home studio. O objetivo geral foi compreender como se deu o processo formativo de dois produtores musicais a partir de suas trajetórias de formação e atuação. Como objetivos específicos, visa conhecer o perfil dos produtores como músicos que gravam em estúdio e como se formaram; analisar o processo de como o produtor constrói suas ideias na prática e identificar quais as aprendizagens musicais que ocorrem no processo e finalização de uma gravação. O trabalho tem como foco o produtor musical que é multifuncional, que atua em várias frentes que envolvem o contexto da gravação. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utiliza-se do estudo multicasos para entendimento dos entrevistados. A mesma se apropria da observação direta e das entrevistas semiestruturadas como técnicas de coleta de dados. A análise de dados empíricos ocorreu em diálogo com autores e trabalhos que tratam das práticas musicais em estúdio e trabalhos na área de educação musical que versam sobre formação musical em diversos contextos. Percebe-se diante dos dados analisados que as aprendizagens vão sendo construídas tanto em estúdios quanto nas relações sociais que os produtores cultivam ao longo da vida, seja em relações de amizade, parcerias em bandas, em produções conjuntas, nos cursos, aulas, como através dos saberes compartilhados na/com a comunidade onde se tem trabalhos musicais em geral. A formação dos participantes é múltipla, envolve diferentes formatos, algo relacionado à aprendizagens entre pares, e isso é visto ao longo da análise da carreira dos produtores, se desenvolvendo então a educação musical emergida do contexto geral de produção musical em estúdio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielRamalhoAlves_Dissert.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons