Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Xavier Filho, Haroudo Satiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-11T17:39:40Z | - |
dc.date.available | 2021-11-09 | - |
dc.date.available | 2022-03-11T17:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22338 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the Fairy archetype in Susanna Clarke's novel Jonathan Strange & Mr Norrell (2016). It is an English book of Fantasy and Alternative History that won and was nominated for the greatest awards of its kind at the time of its publication - 2006. We seek to investigate how the process of adapting the Fairy archetype in the novel took place in the context of the production of the work and the author's choices regarding time, space and previous representations of the archetype. To this end, we built a definition of archetype based on Campbell (1990), Dundes (1996) and Jung (1978), among others. We also used the concept of chronotope (BAKHTIN, 2014), as well as elaborated a typology - limited but sufficient for our purpose - of the Fairy archetype. We used Hutcheon (2006) as the main methodological basis, which consisted in applying the journalistic LIDE (ie the questions: Who? How? Where? How? Why? When?). To the elements of the adaptation of the Fairy archetype in Clarke's novel. According to our analysis, this archetype was represented in two distinct ways in the face of a symbolic clash between forms presented earlier in the history of England: the Fairy as an infernal element and the Fairy as constitutive of the very spirit of England. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-07T19:03:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HaroudoSatiroXavierFilho_Dissert.pdf: 2193578 bytes, checksum: bca0ebb16e39f5eb8c3e8f7df9b8a283 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-11T17:39:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HaroudoSatiroXavierFilho_Dissert.pdf: 2193578 bytes, checksum: bca0ebb16e39f5eb8c3e8f7df9b8a283 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-11T17:39:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HaroudoSatiroXavierFilho_Dissert.pdf: 2193578 bytes, checksum: bca0ebb16e39f5eb8c3e8f7df9b8a283 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30 | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jonathan Strange & Mr Norrell | pt_BR |
dc.subject | Arquétipo | pt_BR |
dc.subject | Fada | pt_BR |
dc.subject | Cronotopo | pt_BR |
dc.subject | Archetype | pt_BR |
dc.subject | Fairy | pt_BR |
dc.subject | Chronotope | pt_BR |
dc.title | Reverberações do arquétipo da fada no romance Jonathan Strange & Mr. Norrell, de Susanna Clarke | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Luciane Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4298723741829457 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0361572962440562 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo realizar a análise do arquétipo da Fada no romance Jonathan Strange & Mr Norrell (2016), de Susanna Clarke. Trata-se de um livro inglês de Fantasia e História Alternativa que ganhou e foi indicado aos maiores prêmios do gênero na época de sua publicação, 2006. Buscamos investigar como se deu o processo de adaptação do arquétipo da Fada no romance, perante o contexto da produção da obra e escolhas da autora em relação ao tempo, espaço e prévias representações do arquétipo. Para tanto, ensaiamos uma definição de arquétipo embasada em Campbell (1990), Dundes (1996) e Jung (1978), entre outros. Também utilizamos o conceito de cronotopo (BAKHTIN, 2014), além de elaborar uma tipologia – limitada, mas suficiente para nossa finalidade – do arquétipo da Fada. Utilizamos Hutcheon (2006) como principal base metodológica, que consiste na aplicação do LIDE jornalístico (Ou seja, as perguntas: Quem? Como? Onde? Como? Por Quê? Quando?) aos elementos da adaptação do arquétipo da Fada no romance de Clarke. De acordo com nossa análise, tal arquétipo foi representado de dois modos distintos perante um embate simbólico entre formas apresentadas anteriormente na história da Inglaterra: a Fada como elemento infernal e a Fada como parte constitutiva do próprio espírito da Inglaterra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HaroudoSatiroXavierFilho_Dissert.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons