Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Elisa Ferreira-
dc.date.accessioned2022-03-11T18:17:38Z-
dc.date.available2021-10-19-
dc.date.available2022-03-11T18:17:38Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22354-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the trajectories of Abdias Nascimento and Paulo Freire during the period of exile (1964-1981), showing their relationship with African and Afro-Brazilian causes and projects. Therefore, I will demonstrate the experiences of these intellectuals at that time, highlighting the moments that were important for contact with the ideas, actions and subjects of these contexts, for example, there is Nascimento's participation in the pan-Africanist movement and the revolutionary actions of Freire on the African continent, and which can be found in biographies, sociological and historical studies. Furthermore, I will discuss and relate the works developed by them during this period - Pedagogy of the Oppressed (1968) and Letters to Guinea-Bissau (1978), by Paulo Freire, O quilombismo (1980) and Sitiado em Lagos (1981), by Abdias Nascimento - because through the study and comparison of these works we will be able to understand the formulations, approaches and transformations of both in their respective environments. The project's methodology is based on the use of comparative history, which in this case aims to systematically examine how the same problem crosses two distinct historical-social realities. Based on these perspectives, we will visualize narratives about contemporary colonialism and racism from the Africanist experiences of anti-racist intellectuals approached in this research, which bring to light important discussions about racial issues throughout the 20th century.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-09T12:57:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElisaFerreiraTeixeira_Dissert.pdf: 1664387 bytes, checksum: 8dd113a512371d7efc051e39c988d71a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-11T18:17:38Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElisaFerreiraTeixeira_Dissert.pdf: 1664387 bytes, checksum: 8dd113a512371d7efc051e39c988d71a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T18:17:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElisaFerreiraTeixeira_Dissert.pdf: 1664387 bytes, checksum: 8dd113a512371d7efc051e39c988d71a (MD5) Previous issue date: 2021-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbdias Nascimentopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectIntelectuais antirracistaspt_BR
dc.subjectExíliopt_BR
dc.subjectAnti-racist intellectualspt_BR
dc.subjectExilept_BR
dc.titleCaminhos do exílio: antirracismo e práticas emancipatórias nas trajetórias de Abdias Nascimento e Paulo Freire (1964-1981)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Flores, Elio Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339690499643152pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967735299513636pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de analisar as trajetórias de Abdias Nascimento e de Paulo Freire no período de exílio (1964-1981), evidenciando a relação de ambos com as causas e os projetos africanos e afro-brasileiros. Para tanto, demonstrarei as experiências desses intelectuais nessa época, ressaltando os momentos que foram importantes para o contato com as ideias, ações e sujeitos desses contextos, como exemplo, tem-se a participação de Nascimento no movimento pan-africanista e as ações revolucionárias de Freire no continente africano, e que podem ser encontradas em biografias, estudos sociológicos e históricos. Além disso, discutirei e relacionarei as obras desenvolvidas por eles durante esse período - Pedagogia do Oprimido (1968) e Cartas à Guiné-Bissau (1978), de Paulo Freire, O quilombismo (1980) e Sitiado em Lagos (1981), de Abdias Nascimento -, pois através do estudo e da comparação dessas obras poderemos entender as formulações, aproximações e transformações de ambos em seus respectivos ambientes. A metodologia do projeto é fundamentada pelo uso da história comparada, que nesse caso tem o objetivo de examinar sistematicamente como um mesmo problema atravessa duas realidades histórico-sociais distintas. Com base nessas perspectivas, visualizaremos as narrativas sobre o colonialismo e racismo contemporâneos a partir das experiências africanistas dos intelectuais antirracistas abordados nesta pesquisa, que trazem à tona discussões importantes sobre as questões raciais no decorrer do século XX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisaFerreiraTeixeira_Dissert.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons