Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Vânia Cecília de Lima-
dc.date.accessioned2022-03-14T20:18:45Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2022-03-14T20:18:45Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22371-
dc.description.abstractThe present project seeks to give visibility to Military Teaching at Paraíba by the history rebuilding of the Centro de Educação da Polícia Militar – CEPM at the comprehended period between 1990 and 2010. We used the oral history methodology to do the reconstitution of the individual and collective memories of the interviewed people, letting the dialog between these oral sources, considering the locus of the respondent speech. Meihy and Holanda (2017) are used to explain how the oral history was precious to the rebuilding of these historical facts, because let us to analyze the subject speeches, seeing not only the different places where they spoken, but opportuning us to confront them with the found written and iconographic sources. Le Goff (2003), Pollak (1992) and Halwbachs (2006) ideas, for seek to elucidate how the memory of an individual can be, as social building, imbricate of components that denote a “belonging” to a certain collectivity, forging an identify apparatus, deserved highlight at the discussion about the speech respondent also. We realized that giving visibility to CEPM history brought up the PMPB organizational culture, that directs CEPM educative actions, showing, beyond pedagogical practices developed at the Center, the fortification of the institutional link of the militaries at graduation, by a set of signs and symbolic representations of that collectivity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-10T01:03:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VâniaCecíliaDeLimaAndrade_Dissert.pdf: 1087113 bytes, checksum: 187014e61c13a81dc168b2478231be32 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-14T20:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VâniaCecíliaDeLimaAndrade_Dissert.pdf: 1087113 bytes, checksum: 187014e61c13a81dc168b2478231be32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T20:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VâniaCecíliaDeLimaAndrade_Dissert.pdf: 1087113 bytes, checksum: 187014e61c13a81dc168b2478231be32 (MD5) Previous issue date: 2019-02-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEnsino militarpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentifypt_BR
dc.subjectMilitary teachingpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.titleO Centro de Educação da Polícia Militar: história e memória do ensino militar na Paraíba (1990-2016)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Elizete Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701911861558330pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7136915800751553pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca dar visibilidade ao Ensino Militar na Paraíba por meio da reconstrução da história do Centro de Educação da Polícia Militar – CEPM no período compreendido entre 1990 e 2016. Utilizamos a metodologia da história oral para realizarmos a reconstituição de memórias individuais e coletivas das pessoas entrevistadas, permitindo o diálogo entre essas fontes orais, considerando o lócus da fala dos entrevistados. Meihy e Holanda (2017) são utilizados para explicar como a história oral foi valiosa para a reconstrução dos fatos históricos, uma vez que permitiu analisar as falas dos sujeitos, enxergando não apenas os diferentes lugares dos quais falaram, mas oportunizando confrontá las com as fontes escritas e iconográficas encontradas. As ideias de Le Goff (2003), Pollak (1992) e Halwbachs (2006), por procurarem elucidar como a memória de um indivíduo pode, como construção social, estar imbricada de componentes que denotam um “pertencimento” à determinada coletividade, forjando um aparato identitário, também mereceram destaque nas discussões sobre as falas dos entrevistados. O que percebemos foi que oferecer visibilidade à história do CEPM trouxe à tona a cultura organizacional da PMPB, que norteia as ações educativas do CEPM, revelando-se, além de práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro, o fortalecimento do vínculo institucional dos militares em formação, através de um conjunto de signos e representações simbólicas próprios àquela coletividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VâniaCecíliaDeLimaAndrade_Dissert.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons