Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Arthur Barbosa-
dc.date.accessioned2022-03-18T18:29:40Z-
dc.date.available2021-12-08-
dc.date.available2022-03-18T18:29:40Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22413-
dc.description.abstractThis work sought to analyze how the Federal University of Paraíba (UFPB) is organized within its relationship with the Support Foundations of Higher Education Institutions, as regulated by Law No. 8.958/94 and internally regulated by CONSUNI Resolution No. 35/2013, describing the process of concluding, monitoring and inspecting the agreements, covenants and contracts signed with such entities. For this purpose, in light of the institutional rules (bylaw, regulations and internal resolutions), as well as the document analysis (administrative processes, legal opinions, history of procedural movement, audit reports, sectorial guidance manuals), besides to practical observance, as a public servant acting in the Coordination of Agreements (CODECON), Institutional Flowcharts were built, that represent the entire internal procedural flow, in which the sectors and their respective attributions were identified and divergences between what is formally regulated and the routine practices of the university were highlighted. It is a diagnosis resulting from a case study, with a qualitative approach and an exploratory-descriptive objective, based on documentary and bibliographic research. From the results obtained, the need to update internal regulations was indicated, as a measure of suitability, better definition of procedural flows and purge of the vulnerabilities of the relationship model implemented by UFPB with its supporting foundations. At the end, an orientation table is presented, with vectors describing the problems identified and vectors describing the actions expected to overcome them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-15T18:06:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurBarbosaArruda_Dissert.pdf: 2790491 bytes, checksum: cabfc595461d9acf2de9e14a2c2068b3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-18T18:29:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurBarbosaArruda_Dissert.pdf: 2790491 bytes, checksum: cabfc595461d9acf2de9e14a2c2068b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-18T18:29:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArthurBarbosaArruda_Dissert.pdf: 2790491 bytes, checksum: cabfc595461d9acf2de9e14a2c2068b3 (MD5) Previous issue date: 2021-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFundações de apoiopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectVulnerabilidadespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSupporting foundationspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectVulnerabilitiespt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.titleRegulamentação interna do relacionamento da Universidade Federal da Paraíba com fundações de apoio: um estudo sobre fluxos administrativos e sua aderência aos normativos vigentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti Filho, Paulo Fernando de Moura Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990473085006948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504088799195955pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa como está organizada no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a sua relação com as Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior, tal como disciplinada pela Lei nº 8.958/94 e internamente regulamentada pela Resolução CONSUNI nº 35/2013, descrevendo o processo de celebração, acompanhamento e fiscalização dos acordos, convênios e contratos firmados com tais entidades. Para tanto, à luz do regramento institucional (Estatuto, regimentos e resoluções internas), bem ainda da análise documental (processos administrativos, pareceres jurídicos, históricos de movimentação processual, relatórios de auditoria, manuais setoriais de orientação), além da observação prática, enquanto servidor atuante na Coordenação de Convênios (CODECON), foram construídos Fluxogramas Institucionais, representativos de todo o fluxo processual interno, onde foram identificados os setores e suas respectivas atribuições e se evidenciaram divergências entre o que está formalmente regulamentado e as práticas rotineiras da universidade. Trata-se de diagnóstico decorrente de estudo de caso, de abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo, fundamentado em pesquisa documental e bibliográfica. A partir dos resultados encontrados, indicou-se a necessidade de atualização dos normativos internos, como medida de adequação, melhor definição dos fluxos processuais e saneamento das vulnerabilidades do modelo de relação efetivado pela UFPB com suas fundações apoiadoras. Ao final, apresenta-se quadro de orientação, com vetores de descrição dos problemas identificados e vetores de descrição das ações esperadas para superação dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArthurBarbosaArruda_Dissert.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons