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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2243
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros Filho, Rui Torres de-
dc.date.accessioned2017-09-19T18:43:45Z-
dc.date.available2016-11-22-
dc.date.available2017-09-19T18:43:45Z-
dc.date.issued2015-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2243-
dc.description.abstractThe public personnel is still plagued by the stereotype of inefficiency and morosity in their services to the society. The culture of paternalism, patronage and the jeitinho, so deeply funded in the Brazilian public service even since the colonial period, are still present in the current context, being the technical-administrative employees included in this group of public agents. Aiming to diminish these practices, the performance appraisal was implanted amongst the technical-administrative employees of Universidade Federal da Paraíba (UFPB), legally based by the University Council resolution nº 17/2007. Therefore, it was made necessary an analysis regarding the influence of the performance appraisal process in the work-related motivation of UFPB’s technical administrative employees, for the optimization of this process aiming at its utilization for the performance management. This study has an exploratory nature and qualitative methodology. The data collection was made with the use of semi-structured interviews, utilizing the analysis of content for the collected data’s analysis. It has been found that the performance appraisal process does have an influence on public employees motivation. The main obstacles found for the performance management in UFPB consist in the unreliability of the data gathered and the lack of sensibility from the public employees towards the importance of the performance appraisal process. There have been identified possible improvement areas such as the system by which the employee receives a feedback after the availability of his performance appraisal’s results, the employees’ awareness regarding the performance appraisal process’ importance and the lack of acknowledgment/prize to the best employees. This study suggests that other researches are made concerning a comparison between the perception of employees near retirement as opposed to those in approbatory stage, regarding aspects such as motivation, career perspective, organizational culture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-19T18:43:45Z No. of bitstreams: 2 RTMF19092017.pdf: 635380 bytes, checksum: c5198667df8ab1fdec3dd3ce3b08d519 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAVALIAÇÃO DE DESEMPENHOpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICApt_BR
dc.subjectMOTIVAÇÃO DO EMPREGADOpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)pt_BR
dc.titleA influência da avaliação de desempenho na motivação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1FELINTO, Arturo Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162688A1pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Rosivaldo de Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8984842A3pt_BR
dc.description.resumoO servidor público brasileiro ainda sofre com o estigma da ineficiência e morosidade na prestação do serviço à sociedade (SOUZA, 2002; FERNANDO, 2006). A cultura do paternalismo, do clientelismo e do jeitinho, cujos traços assolam a Administração Pública desde o período colonial, ainda demonstram sinais no contexto atual do serviço público brasileiro, estando incluídos neste grupo os servidores técnico-administrativos de instituições federais de ensino superior (SILVA, 2013). Como forma de coibir estas práticas, a avaliação de desempenho foi implantada no contexto dos servidores técnico-administrativos da UFPB a partir de resolução do Conselho Universitário nº17/2007. Dessa forma, fez-se necessária uma análise acerca da influência desse processo de avaliação de desempenho na motivação do servidor técnico-administrativo da UFPB, para a otimização desta ferramenta em prol da sua utilização para a gestão do desempenho. O presente estudo tem natureza exploratória e metodologia qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas, utilizando-se a técnica da análise do discurso para a análise dos dados. Identificou-se que o processo de avaliação de desempenho influencia na motivação do servidor para o trabalho. As principais dificuldades encontradas para a gestão de desempenho na UFPB consistem na baixa confiabilidade dos dados obtidos a partir das avaliações e a falta de sensibilidade do servidor acerca da importância da avaliação de desempenho. Foram identificados como pontos de melhoria o sistema de feedback dado aos servidores após o recebimento dos resultados da avaliação, a sensibilização dos servidores quanto ao processo de avaliação de desempenho e a carência de reconhecimento/premiação aos servidores de destaque. Sugere-se para estudos futuros estudo comparativo das percepções de servidores em fim de carreira e recém-aprovados em estágio probatório, sobre aspectos como motivação, perspectiva de carreira, cultura organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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