Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Filho, Agamenon Porfírio de-
dc.date.accessioned2022-03-24T19:03:31Z-
dc.date.available2021-03-08-
dc.date.available2022-03-24T19:03:31Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22509-
dc.description.abstractAlong his cineautobiographies The dance of reality (2013) and Endless Poetry (2016), diretor Alejandro Jodorowsky recalls and reimagines his past. We analyze these products in order to understand how memories are addressed, represented and re-elaborated by Jodorowsky and what these processes demonstrate on the possibilities of autobiographical cinema. Thus, we structure our investigation in four axes: the study of autobiographies, self-narratives, memory and cinema. Due to the hybridness of the subject, we turn to theorists such as Philippe Lejeune (2014) and George Gusdorf (1991) to discuss autobiography and the writing on the Self; Henri Bergson (1999) e Maurice Halbwachs (1990) to discuss memory; Jöel Candau (2018) e Paul J. Eakin (2019) on the intercrossing between memory and self-narratives in identity building; and David Bordwell (2008), Jacques Aumont e Michel Marie (2019) on film theory. Therefore, we seek to identify the ways in which Jodorowsky structures his self-narratives and puts his memories into play.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-22T17:02:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AgamenonPorfírioDeLimaFilho_Dissert.pdf: 2107589 bytes, checksum: 03cefa3f8dbb2374fde2f3d18c225714 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-24T19:03:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AgamenonPorfírioDeLimaFilho_Dissert.pdf: 2107589 bytes, checksum: 03cefa3f8dbb2374fde2f3d18c225714 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T19:03:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AgamenonPorfírioDeLimaFilho_Dissert.pdf: 2107589 bytes, checksum: 03cefa3f8dbb2374fde2f3d18c225714 (MD5) Previous issue date: 2020-02-21en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleEscritas de si e fabulação da memória no cinema autobiográfico de Alejandro Jodorowskypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8550440076962097pt_BR
dc.description.resumoNas cineautobiografias A dança da realidade (2013) e Poesia sem fim (2016), o diretor Alejandro Jodorowsky rememora e reimagina seu passado. Nos propomos a analisar esses produtos na perspectiva de compreender como as memórias são representadas, abordadas e reelaboradas pelo diretor, ao mesmo tempo em que investigamos sua proposta de cinema autobiográfico. Estruturamos, assim, nossa investigação a partir de quatro eixos: das autonarrativas, das memórias, das autobiografias e do cinema. Por trabalharmos com esse objeto híbrido – entre o cinema e a autobiografia – recorremos a diferentes linhas teóricas. Discutindo autobiografia e escritas de si a partir de autores como Philippe Lejeune (2014) e Gerorge Gusdorf (1991). Memória sob as perspectivas de Henri Bergson (1999) e Maurice Halbwachs. Recorremos a Jöel Candau (2018) e Paul J. Eakin (2019) afim de compreender o intercruzamento das duas temáticas na construção das identidades dos sujeitos. Por fim, nossa análise se aporta em teóricos do cinema como David Bordwell (2008), Jacques Aumont e Michel Marie (2009). Buscando identificar assim os modos com os quais Jodorowsky estrutura suas autonarrativas e põe em cena suas memórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AgamenonPorfírioDeLimaFilho_Dissert.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons