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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22527
Tipo: Dissertação
Título: A internacionalização como critério de avaliação na sociedade da auditoria: uma análise comparativa entre os programas de direito e educação
Autor(es): Barbosa, Wlly Annie Feitosa
Primeiro Orientador: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
Resumo: No mundo atual, da prestação de contas, da valoração pela avaliação e ranqueamento de instituições e cursos, podemos dizer que vivemos na sociedade da auditoria, inclusive no que diz respeito à Educação Superior que, com a disseminação de tecnologias e inovações que permeiam o cenário acadêmico de exigências acerca da produtividade, vem influenciando a Pós-Graduação Brasileira, sobretudo o Sistema da Pós-Graduação e os critérios e mecanismos de avaliação que vêm sendo utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), responsável pelo fomento dos cursos e sua avaliação no Brasil. Este trabalho de dissertação tem como objetivo conhecer o sistema de avaliação da pós-graduação do Brasil e as mudanças recentemente realizadas nos seus critérios, com um olhar mais restrito ao indicador da Internacionalização, uma vez que ele configura uma preocupação expressa da CAPES e do PNPG (2011-2020), e às diferenças e semelhanças encontradas nas fichas de avaliação das áreas de Direito e Educação, duas grandes áreas do Colégio das Humanidades. Através da análise dos relatórios e das fichas de avaliação destas duas Áreas, em relação ao item internacionalização. Para alcançar este objetivo geral, abordamos como objetivos específicos a discussão acerca da evolução da Pós-Graduação brasileira, a análise da política de pós-graduação proposta pela CAPES, expressa no Plano Nacional de Pós Graduação 2011-2020 e dos documentos de área do Direito e da Educação nas últimas avaliações, bem como a análise das fichas de avaliação aplicadas a estas duas áreas, em face do indicador Internacionalização. Para tanto, nos utilizamos do método hipotético-dedutivo, em uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, considerando que o trabalho foi organizado de forma a verificar a aplicabilidade da política de avaliação atualmente utilizada pela CAPES e as inferências a serem propostas por esse trabalho. Verificamos, por fim, a atribuição de pesos e mecanismos distintos para a implementação e avaliação da internacionalização, em razão do capital cultural e social de cada área, nos termos da Teoria da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu.
Abstract: In today's world of accountability, valuation for the evaluation and ranking of institutions and courses, we can say that we live in the audit society, including with regard to Higher Education, which, with the dissemination of technologies and innovations that permeate the scenario academic demands about productivity, has been influencing the Brazilian Graduate Studies, especially the Graduate System and the evaluation criteria and mechanisms that have been used by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), responsible for promoting the courses and their evaluation in Brazil. This dissertation work aims to get to know the postgraduate assessment system in Brazil and the changes recently made in its criteria, with a more restricted look at the Internationalization indicator, since it configures an express concern of CAPES and PNPG (2011-2020), and the differences and similarities found in the evaluation sheets in the areas of Law and Education, two major areas of the College of Humanities. Through the analysis of the reports and evaluation sheets of these two Areas, in relation to the internationalization item. To achieve this general objective, we address as specific objectives the discussion about the evolution of Brazilian Postgraduate Studies, the analysis of the postgraduate policy proposed by CAPES, expressed in the National Postgraduate Plan 2011- 2020 and the documents in the area of Law and Education in the last evaluations, as well as the analysis of the evaluation sheets applied to these two areas, in light of the Internationalization indicator. Therefore, we used the hypothetical-deductive method, in a bibliographical and documentary research with a qualitative approach, considering that the work was organized in order to verify the applicability of the evaluation policy currently used by CAPES and the inferences to be proposed by this work . Finally, we verified the attribution of different weights and mechanisms for the implementation and evaluation of internationalization, due to the cultural and social capital of each area, in terms of Pierre Bourdieu's Theory of Sociology of Education.
Palavras-chave: Avaliação
Pós-Graduação
Internacionalização
CAPES
Assessment
Postgraduate studies
Internationalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22527
Data do documento: 27-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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