Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Mayara Evangelista de-
dc.date.accessioned2022-03-25T20:37:48Z-
dc.date.available2021-11-10-
dc.date.available2022-03-25T20:37:48Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22572-
dc.description.abstractIntroduction: Infants with Cleft Lip Palate need personalized support and care in order to meet their feeding needs and maintain survival and quality of life. The educational technology is a strategy to guide the family's behavior and decisionmaking regarding breastfeeding. Objective: To build and validate an educational technology on breastfeeding infants with cleft lip and palate. Methodology: Methodological study carried out in two phases: the systematization of the content carried out through an integrative review and the construction of the booklet supported by the research findings; and, validation of the booklet by specialist judges and target audience. To assess the validity of the material, the Content Validity Index was used. The research began after the project was approved by the Research Ethics Committee under opinion nº 4.710.973 and CAAE nº 45086421.0.0000.5183. Results: The educational technology was developed in a clear way, with simple images and capable of expressing relevant information that is easy for readers to understand. The Content Validity Index under analysis by the specialists was 0.83 and 0.96, according to the assessment of the target audience, which makes the booklet valid in terms of content. Final considerations: The educational technology can promote the empowerment of mothers of children with this type of malformation and enable adherence to breastfeeding. Based on this technology and its guidelines, it is expected that children can benefit from all the advantages of breastfeeding.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-25T14:19:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MayaraEvangelistaDeAndrade_Dissert.pdf: 7055223 bytes, checksum: c1811a69a165b676f8c878d1a6bf84e0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-25T20:37:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MayaraEvangelistaDeAndrade_Dissert.pdf: 7055223 bytes, checksum: c1811a69a165b676f8c878d1a6bf84e0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T20:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MayaraEvangelistaDeAndrade_Dissert.pdf: 7055223 bytes, checksum: c1811a69a165b676f8c878d1a6bf84e0 (MD5) Previous issue date: 2021-08-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectFenda labialpt_BR
dc.subjectFissura palatinapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectBreastfeedingpt_BR
dc.subjectCleft lippt_BR
dc.subjectCleft palatept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleCriação e validação de tecnologia educativa sobre amamentação de lactentes com fissura lábiopalatinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sérgio Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057116013573850pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349024801091515pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: os lactentes que apresentam Fissura Lábio Palatina precisam de apoio e cuidados personalizados, a fim de suprir as necessidades de alimentação e manter a sobrevivência e a qualidade de vida. A cartilha tecnologia educativa é uma estratégia para direcionar as condutas e a tomada de decisões da família com relação à amamentação. Objetivo: construir e validar uma tecnologia educativa sobre a amamentação de lactentes com fissura lábio palatina. Metodologia: estudo metodológico realizado em duas fases: a sistematização do conteúdo realizada por meio de revisão integrativa e a construção da cartilha subsidiada pelos achados da pesquisa; e, a validação da cartilha por juízes especialista e público-alvo. Para avaliar a validade do material utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo. A pesquisa teve início depois da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 4.710.973 e CAAE º 45086421.0.0000.5183. Resultados: a tecnologia educativa foi desenvolvida de forma clara, com imagens simples e capazes de expressar informações relevantes de fácil compreensão para os leitores. O Índice de Validade de Conteúdo sob análise dos especialistas foi de 0,83 e 0,96, de acordo com a avaliação do público-alvo, o que torna a cartilha válida quanto ao conteúdo. Considerações Finais: a tecnologia educativa poderá promover o empoderamento das mães de crianças com esse tipo de malformação e favorecer a adesão à amamentação. A partir dessa tecnologia e suas orientações, espera-se que as crianças possam ser beneficiadas com todos as vantagens do aleitamento materno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEnfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraEvangelistaDeAndrade_Dissert.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons