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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza Neto, Antonio Gouveia de-
dc.date.accessioned2022-03-25T20:41:56Z-
dc.date.available2021-12-27-
dc.date.available2022-03-25T20:41:56Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22573-
dc.description.abstractThe present seeks to point out the importance of historical digital games in the interest and knowledge of History by students, the relationship of this relatively new media with historical culture and the Teaching of History, and to present a critique of representations, which can be considered masculinists in these games. With this in mind, I present a study on what I call historical digital games as a specific area of knowledge - beyond the field of traditional game studies-, with its own demands and methodologies. Understanding digital games as an area that lacks criticism of how these games favor the historical experience of white, heterosexual and middle-class men, I seek to understand the possibilities of contributions of historical digital games to the teaching of history. Finally, I analyze, from a gender perspective, the representations of women in the digital game Total War: Three Kingdom (Creative Assembly, 2019).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-25T14:49:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntoniaGouveiaDeSouza _Dissert.pdf: 37973932 bytes, checksum: eab6feffe9b85daa376db2b1c7766818 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-25T20:41:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntoniaGouveiaDeSouza _Dissert.pdf: 37973932 bytes, checksum: eab6feffe9b85daa376db2b1c7766818 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T20:41:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AntoniaGouveiaDeSouza _Dissert.pdf: 37973932 bytes, checksum: eab6feffe9b85daa376db2b1c7766818 (MD5) Previous issue date: 2021-08-30en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos digitais históricospt_BR
dc.subjectRepresentações de gêneropt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistorical digital gamespt_BR
dc.subjectGender representationspt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.titleGênero nos jogos digitais históricos: imagens, representações e possibilidades para o ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507849878186996pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5293468761974726pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca apontar a importância dos jogos digitais históricos no interesse e no conhecimento sobre História por parte dos estudantes, a relação dessa mídia relativamente nova com a cultura histórica e o Ensino de História, e apresentar uma crítica às representações, que podem ser consideradas masculinistas, nesses jogos. Com este intuito, apresento um estudo sobre o que denomino jogos digitais históricos como uma área de conhecimento específica - para além do campo dos tradicionais estudos de jogos -, com suas demandas e metodologias próprias. Compreendendo os jogos digitais como uma área que carece de críticas à forma como esses jogos favorecem a experiência histórica dos homens brancos, heterossexuais e de camada média, busco compreender as possibilidades de contribuições dos jogos digitais históricos para o ensino de História. Por fim, analiso, com uma perspectiva de gênero, as representações de mulheres no jogo digital Total War: Three Kingdom (Creative Assembly, 2019).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

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