Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22583
Tipo: Tese
Título: Ensaios sobre economia da educação no Brasil rural
Autor(es): Lacerda, Marta Aurélia Dantas de
Primeiro Orientador: Souza, Wallace Patrick Santos de Farias
Resumo: A tese é composta por dois ensaios empíricos relacionados a economia da educação. O primeiro ensaio tem como objetivo analisar o efeito do crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) per capita sobre a escolaridade e o trabalho das crianças, investigando se existem evidências dos efeitos renda e/ou substituição dos indivíduos/famílias daqueles municípios que receberam o crédito acima da média no Brasil rural. Para mensurar o efeito do crédito nas escolhas feitas sobre o trabalho infantil e as decisões de escolaridade, foram utilizados um logit e o Propensity Score Matching (PSM). Os dados referentes as características dos indivíduos são do Censo Demográfico de 2010 oriundo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e as informações sobre o crédito do Pronaf foram obtidos através do Banco Central do Brasil (BACEN). O recorte foi feito com crianças de 10 a 15 anos que residem na zona rural brasileira. Os resultados do logit ordenado apontam que a maior renda familiar aumenta a probabilidade da criança trabalhar ao invés de trabalha/estudar, além de reduzir as chances da criança só estudar em relação a dispender o tempo com estudo/trabalho. Pelo PSM foi observado que o Pronaf tem um impacto adverso sobre o trabalho infantil. O segundo ensaio tem a finalidade de mensurar o efeito do capital cultural dos professores sobre as proficiências de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5° ano do ensino fundamental, a partir dos dados do Saeb 2017. Através do método de dois estágios, o capital cultural dos professores foi instrumentalizado pela oferta de atividades culturais oriundas da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) para o ano de 2014 (IBGE). Foi evidenciado que o capital cultural dos professores impacta no rendimento dos alunos de Língua Portuguesa e Matemática nas áreas rural e urbanas. Na decomposição quantílica para ambas as proficiências e nas duas áreas, o efeito sobre do aprendizado é maior na distribuição das menores notas.
Abstract: This thesis is composed of two empirical essays related to the economics of education. The first one, aims to analyze the effect of the per capita credit from the National Program for the Strengthening of Family Agriculture (PRONAF) on children's education and work, investigating whether there is evidence of the effects of income and/or substitution of individuals/families in those municipalities who received above-average credit in rural Brazil. To measure the effect of credit on choices made about child labor and schooling decisions, an ordered logit and the Propensity Score Matching (PSM). Data referring to the characteristics of individuals are from the 2010 Demographic Census from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), and information on Pronaf credit was obtained from the Central Bank of Brazil (BACEN). The cut was made with children aged 10 to 15 years who live in the rural area of Brazil. The results of the ordered logit show that higher family income increases the child's probability of working instead of working/studying, in addition to reducing the child's chances of only studying in relation to spending time studying/working. According to the PSM, it was observed that Pronaf has an adverse impact on child labor. The second essay aims to measure the effect of teachers' cultural capital on the Portuguese Language and Mathematics proficiencies of students in the 5th year of elementary school, based on data from Saeb 2017. Through the two-stage method, the cultural capital of teachers was instrumentalized by offering cultural activities from the Basic Municipal Information Survey (Munic) for the year 2014 (IBGE). It was shown that the teacher’s cultural capital impacts the performance of Portuguese Language and Mathematics students in rural and urban areas. In the quantile decomposition for both proficiencies and in both areas, the effect on learning is greater in the distribution of the lowest grades.
Palavras-chave: Trabalho infantil
Escolaridade
PRONAF
Proficiência
Cultura
Child labor
Schooling
Proficiency
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22583
Data do documento: 26-Out-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MartaAuréliaDantasDeLacerda_Tese.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons