Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, José Antonio Gusmão da-
dc.date.accessioned2017-09-20T16:28:21Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-09-20T16:28:21Z-
dc.date.issued2015-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2263-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the information needs of technicians in real estate transactions across the alternation of the real estate market. To achieve this goal settled the following specific objectives: To identify the information needs of technicians in real estate transactions; check the channels and informational sources used by technicians in real estate transactions; and ascertain the information barriers. The research methodology consists of a quantitative and qualitative approach is characterized as a field research, document and literature; exploratory and descriptive, with the data collection instrument the questionnaire. Regarding the analysis procedures, we used the technique of content analysis of Bardin (2009). The outcomes of the research revealed that technicians in real estate transactions regard as essential information for their professional activities: real estate marketing, real estate operations and professional ethics. On the channels and informational sources used by technicians, the results showed that technicians make use simultaneously of phone contacts, personal contacts and exchange of online messages by WhatsApp application; downloaded on mobile phones, however, pointed out the problem of outdated information systems operated on, other difficulties were obstacles to the release of the bank credit financing; the expense in the documentation process; customer profile mismatch (purchasing power) with the property (value). These are considered informational barriers, such as banking bureaucracy, the financial incompatibility of the customer, speculation in the property market and the ineffectiveness of a financial housing policy. Thus, it was concluded that brokers have need for a better flow of information, for continued training courses and updated information systems. Therefore, it is suggested that all involved in this business for providing updated information in the information system, record their notes accurately and clearly. Anyway, it is necessary that both customers and brokers and builders create mechanisms that promote the good performance of communications in negotiating tract, and there is a housing finance policy, where banks seek financial rules for the housing to minimize these difficulties and promote the purchase of buildings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-20T16:28:21Z No. of bitstreams: 2 JAGS20092017.pdf: 942344 bytes, checksum: ccbbd0543f2185e74088c84f0a91d0fc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-20T16:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JAGS20092017.pdf: 942344 bytes, checksum: ccbbd0543f2185e74088c84f0a91d0fc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-03-18en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNECESSIDADE DE INFORMAÇÃOpt_BR
dc.subjectBARREIRAS INFORMACIONAISpt_BR
dc.subjectFONTES DE INFORMAÇÃOpt_BR
dc.titleAs necessidades informacionais dos técnicos em transações imobiliárias frente à alternância do mercado imobibliáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1PAIVA, Eliane Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771748E0pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Alzira Karla Araújo da-
dc.contributor.referee2CARVALHO, Ediane Toscano Galdino de-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar as necessidades informacionais dos técnicos em transações imobiliárias frente à alternância do mercado imobiliário. Para alcançar este propósito, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: identificar as necessidades informacionais dos técnicos em transações imobiliárias; verificar os canais e as fontes informacionais utilizados pelos técnicos em transações imobiliárias; e averiguar as barreiras informacionais. A metodologia da pesquisa consiste em uma abordagem quanti-qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa de campo, documental e bibliográfica; de natureza exploratório-descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário. Em relação aos procedimentos de análise, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo, de Bardin (2009). Os resultados alcançados na pesquisa revelaram que os técnicos em transações imobiliárias consideram como informações essenciais para sua atuação profissional: o marketing imobiliário, as operações imobiliárias e a ética profissional. Em relação aos canais e as fontes informacionais utilizados pelos técnicos, os resultados demonstraram que os técnicos fazem uso, simultaneamente, de contatos telefônicos, contatos pessoais e trocas de mensagens online pelo aplicativo WhatsApp, baixado nos celulares; no entanto, apontaram o problema da desatualização das informações operadas nos sistemas, outras dificuldades foram os entraves à liberação de financiamento de crédito pelos bancos; as custas no processo de documentação; incompatibilidade do perfil do cliente (poder aquisitivo) com o do imóvel (valor). Estas são consideradas barreiras informacionais, do tipo: a burocracia bancária, a incompatibilidade financeira do cliente, a especulação do mercado imobiliário e a inoperância de uma política financeira de habitação. Assim, concluiu-se que os corretores têm necessidade de um melhor fluxo da informação, de cursos para formação continuada e de sistemas de informação atualizados. Então, sugere-se que todos envolvidos nesse ramo prezem pela disponibilização de informações atualizadas no sistema de informação, e registrem suas anotações de forma precisa e clara. Enfim, é preciso que tanto os clientes como corretores e construtores criem mecanismos que favoreçam o bom desempenho das comunicações no trato negocial, e que haja uma política de financiamento de habitação, na qual os bancos busquem regras financeiras de habitação que minimizem essas dificuldades e favoreçam a aquisição de imóveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAGS20092017.pdf920,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons