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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22659
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Marieliza Araújo-
dc.date.accessioned2022-04-06T15:14:34Z-
dc.date.available2022-02-08-
dc.date.available2022-04-06T15:14:34Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22659-
dc.description.abstractSpinal cord injury is a damage that affects the spinal canal, partially or totally, causing motor and sensory comorbidities. Such damage promotes a decrease in functional independence and psycho-emotional consequences secondary to physical limitations. For functional treatment, the rehabilitation process is essential, with a range of conventional techniques. Serious games are often used as an alternative prescription tool in the rehabilitation process, in a playful, innovative and effective way. Considering the needs of individuals diagnosed with spinal cord injury, and respecting the basic requirements for composing a serious game, GiroJampa was developed, aimed at motor rehabilitation and improvement of psycho-emotional aspects of individuals with thoracolumbosacral spinal cord injury, wheelchair users, using a model of decision making to balance difficulty and user performance evaluation. GiroJampa is an application developed on the motor engine Unity 3D, consisting of an aesthetic that refers to the beachfront of the city of João Pessoa/PB, having three levels of difficulty (beginner, intermediate and advanced), and presenting the development and implementation as a differential. of a decision-making model based on conditional logic rules, which receives the input data sent by the sensor coupled to the wheelless ergometer, processes and generates a response with the evaluation of the user's performance and balancing the level of difficulty, in addition to the implementation of the Borg's Perceived Exertion Scale for Perceived Exertion monitoring.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-03-30T20:08:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarielizaAraújoBraga_Dissert.pdf: 3740772 bytes, checksum: d60ebd62035d4ac63d07afb07373ecc1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-04-06T15:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarielizaAraújoBraga_Dissert.pdf: 3740772 bytes, checksum: d60ebd62035d4ac63d07afb07373ecc1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-06T15:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarielizaAraújoBraga_Dissert.pdf: 3740772 bytes, checksum: d60ebd62035d4ac63d07afb07373ecc1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectNeuroplasticidadept_BR
dc.subjectAprendizado motorpt_BR
dc.subjectSerious gamespt_BR
dc.subjectNeuroplasticitypt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.titleGiro Jampa: proposição do uso de serious games para reabilitação de pacientes com lesão medularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Liliane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240551533292579pt_BR
dc.contributor.advisor2Lopes, Leonardo Wanderley-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0982550255078545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6201155850030710pt_BR
dc.description.resumoA lesão medular é um dano que acomete o canal medular, parcial ou totalmente, ocasionando comorbidades motoras e sensitivas. Tal dano promove diminuição da independência funcional e gera consequências motivacionais secundárias às limitações físicas. Para tratamento funcional, o processo reabilitatório é fundamental, dispondo de um leque de técnicas convencionais. Os serious games são utilizados frequentemente como ferramenta alternativa de prescrições no processo de reabilitação, de forma lúdica, inovadora e eficaz. Considerando as necessidades dos indivíduos com diagnóstico de lesão medular, e respeitando os requisitos básicos para composição de um serious game, foi desenvolvido o GiroJampa, voltado para reabilitação motora e para melhora de aspectos motivacionais de indivíduos com lesão medular toracolombosacral, usuários de cadeira de rodas, utilizando um modelo de tomada de decisão para balanceamento de dificuldade e avaliação do desempenho do usuário. O GiroJampa foi desenvolvido na motor engine Unity 3D, composta por uma estética que remete a orla praiana da cidade de João Pessoa/PB, possuindo três níveis de dificuldade (iniciante, intermediário e avançado). Apresenta como diferencial o desenvolvimento e a implementação de um modelo de tomada de decisão baseado em regras lógicas condicionas, que recebe os dados de entrada enviados pela sensorização acoplada ao ergômetro para cadeira de rodas, processa e gera resposta com a avaliação do desempenho do usuário e o balanceamento do nível de dificuldade, além da implementação da Escala de Percepção de Esforço de Borg para monitorização da Percepção de Esforço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

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